474. Que deveres temos em relação ao corpo?

O dever dum razoávelcuidado da saúde física, da nossa e da dos outros, evitando todaviao culto do corpoe toda a espécie de excessos. Evitar o uso de estupefacientes, com gravíssimos danos para a saúde e a vida humana e também o abuso dos alimentos, do álcool, do tabaco e dos remédios.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2288

2288.A vida e a saúde física são bens preciosos, confiados por Deus. Temos a obrigação de cuidar razoavelmente desses dons, tendo em conta as necessidades alheias e o bem comum. Ocuidado da saúdedos cidadãos requer a ajuda da sociedade para se conseguirem condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimentação e vestuário, casa, cuidados de saúde, ensino básico, emprego, assistência social.

Parágrafo 2289

2289.Se a moral apela para o respeito da vida corporal, não é que faça dela um valor absoluto. Pelo contrário, insurge-se contra uma concepção neo-pagã, tendente a promover oculto do corpo,sacrificando-lhe tudo, e a idolatrar a perfeição física e o êxito desportivo. Pela escolha selectiva que faz entre os fortes e os fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas.

Parágrafo 2290

2290.A virtude da temperança leva aevitar toda a espécie de excessos,o abuso da comida, da bebida, do tabaco e dos medicamentos. Aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado da velocidade, põem em risco a segurança dos outros e a sua própria, nas estradas, no mar ou no ar, tornam-se gravemente culpados.

Parágrafo 2291

2291.Ouso de estupefacientescausa gravíssimos danos à saúde e à vida humana. A não ser por prescrições estritamente terapêuticas, o seu uso é uma falta grave. A produção clandestina e o tráfico de drogas são práticas escandalosas, e constituem uma cooperação directa, pois incitam a práticas gravemente contrárias à lei moral.

Acesse nossos estudos biblicos:

O que a Bíblia nos ensina sobre como Deus é nosso refúgio e fortaleza em tempos difíceis, como podemos confiar nele e encontrar paz em meio às adversidades?

A luta de Jacó com Deus: Qual é o significado dessa história para nós hoje?

Qual é a importância da santidade em nossa vida cristã, de acordo com 1 Coríntios 6:19-20?

Como evitar a tentação da luxúria e do adultério (Provérbios 5:3-6)

O que Tito 2:7-8 ensina sobre o padrão de conduta para a igreja?

O que é a aliança com os romanos e a continuação da luta pela independência mencionada em 2 Macabeus 11:1-38?

O que significa a soberania de Deus em Isaías, e como ela garante segurança e proteção para o seu povo?