Introdução à Suma Teológica

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Descrição

A Suma Teológica, síntese genial de Aristóteles e de Santo Agostinho, sobrepujando-os a ambos no que ela tem de original, participa do imperecível poder de ação desses grandes pensadores sempre “modernos”. E. de Bruyne escreve exatamente de Santo Tomás e de seu sistema: “Tem em si a alma imortal do gênio grego e da perfeição cristã”. Francisco Sylvestre de Ferrare O. P., comentador da Suma contra os Gentios, tem razão de chamar a Santo Tomás “homo omnium horarum”. Mas o seu mais alto valor de atualidade, que é ao mesmo tempo um valor de eternidade, tira a Suma Teológica do que já indica o título, do que é seu fim e conteúdo, do que constitui também o centro do pensamento do seu autor; queremos dizer do seu grande desígnio, o único verdadeiramente grande, de conhecer a Deus e a obra de Deus, à luz da fé e da razão, tão profunda e claramente quanto for possível aqui na terra, e de orientar para Ele toda a vida tanto interior com exterior, para chegar, por uma total dependência de Deus neste mundo, à visão sem véus e à posse definitiva de Deus durante a eternidade. Neste sentido foi que um teólogo de outrora, grande admirador de Santo Tomás e da Suma Teológica, o jesuíta Pedro Labbe, pôde escrever: “Neque aliud superest, nisi lumen gloriae, post Summam Thomae”.