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Descrição
Na primavera de 1256, Tomás foi nomeado em Paris para o mais alto posto universitário do medievo: magister in sacrae paginae — mestre no estudo das Escrituras, para a exegese das quais se fazia uso da gramática, da retórica, da dialética e da filosofia. Enquanto permaneceu no ofício, até 1259, compôs numerosas obras, entre elas estas Quaestiones disputatae de veritate, conjunto de 29 questões disputadas sobre aspectos da fé e da condição humana, preparadas para os debates que ele presidia durante a Quaresma e o Advento.
A disputa não somente era uma das técnicas habituais de ensino universitário (com a lectio e a praedicatio), mas se tornou um método obrigatório na Ordem dos Pregadores. A quaestio começava por uma discussão, chamada disputatio, para a qual o mestre escolhia uma ou mais teses e designava alguns alunos para a altercação. A principal função da disputa era exercitar os estudantes na formulação de argumentos, e o mestre controlava o exercício por meio de intervenções durante a sessão. Após a disputa oral, o mestre fazia a determinatio repetindo, reorganizando e, em certos casos, corrigindo os argumentos a favor e contra a tese. Ele dava, por fim, sua própria resposta e as soluções para cada um dos argumentos.
Traduzidas integralmente pela primeira vez ao português, as Questões disputadas sobre a verdade são fruto dos primórdios do fecundo e perene ensino do Doutor Angélico como mestre em teologia.