164. Como empenhar-se em favor da unidade dos cristãos?

O desejo de restabelecer a união de todos os cristãos é um dom de Cristo e um apelo do Espírito. Ele diz respeito a toda a Igreja e realiza-se mediante a conversão do coração, a oração, o recíproco conhecimento fraterno, o diálogo teológico.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 820

820.A unidade, «Cristo a concedeu à sua Igreja desde o princípio. Nós cremos que ela subsiste, sem possibilidade de ser perdida, na Igreja Católica, e esperamos que cresça de dia para dia até à consumação dos séculos» (283). Cristo dá sempre à sua Igreja o dom da unidade. Mas a Igreja deve orar e trabalhar constantemente para manter, reforçar e aperfeiçoar a unidade que Cristo quer para ela. Foi por esta intenção que Jesus orou na hora da sua paixão e não cessa de orar ao Pai pela unidade dos seus discípulos: «...Que todos sejam um. Como Tu, ó Pai, és um em Mim e Eu em Ti, assim também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste»(Jo17, 21). O desejo de recuperar a unidade de todos os cristãos é um dom de Cristo e um apelo do Espírito Santo (284).

Parágrafo 821

821.Para lhe corresponder de modo adequado, exige-se:

– umarenovaçãopermanente da Igreja, numa maior fidelidade à sua vocação. Essa renovação é a força do movimento a favor da unidade (285); –a conversão do coração,«com o fim levar uma vida mais pura segundo o Evangelho» (286), pois o que causa as divisões é a infidelidade dos membros ao dom de Cristo; –a oração em comum,porque «a conversão do coração e a santidade de vida. unidas às orações, públicas e privadas, pela unidade dos cristãos, devem ser tidas como a alma de todo o movimento ecuménico, e com razão podem chamar-se ecumenismo espiritual» (287); –o mútuo conhecimento fraterno(288);a formação ecuménicados fiéis, e especialmente dos sacerdotes (289); –o diálogoentre os teólogos, e os encontros entre os cristãos das diferentes Igrejas e comunidades (290);a colaboraçãoentre cristãos nos diversos domínios do serviço dos homens »(291).

Parágrafo 822

822.A preocupação com realizar a união «diz respeito a toda a Igreja, fiéis e pastores» (292). Mas também se deve «ter consciência de que este projecto sagrado da reconciliação de todos os cristãos na unidade duma só e única Igreja de Cristo, ultrapassa as forças e capacidades humanas». Por isso, pomos toda a nossa esperança «na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para connosco e no poder do Espírito Santo» (293).

Parágrafo 866

866.A Igreja éuna:tem um só Senhor, professa uma só fé, nasce dum só Baptismo e forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista duma única esperança(388), no termo da qual todasasdivisões serão superadas.


Acesse nossos estudos biblicos:

Quais são os ensinamentos de Deuteronômio sobre a gratidão a Deus?

Como Salomão se tornou o rei mais sábio que já existiu? Uma análise de 1 Reis 3.

Qual é o exemplo de fé que a viúva pobre nos dá em Lucas 21:1-4?

Qual é o papel do Espírito Santo na santificação do cristão?

Qual é o significado de ser “irrepreensível” de acordo com a passagem de 2 Pedro 3:14?

Qual é a importância da oração e intercessão na vida cristã, segundo 1 Timóteo 2:1-4?

Qual é a importância da leitura e estudo da lei de Deus e qual exemplo podemos encontrar na história de Esdras?


Livraria Católica