175. Em que consiste a missão dos Apóstolos?

A palavraApóstolosignifica enviado. Jesus, o Enviado do Pai, chamou a Si doze entre os Seus discípulos e constituiu-os como seus Apóstolos, fazendo deles testemunhas escolhidas da sua ressurreição e fundamentos da sua Igreja. Deu-lhes o mandato de continuarem a sua missão, dizendo: «Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio a vós» (Jo20,21). E prometeu estar com eles até ao fim do mundo.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 858

858.Jesus é o enviado do Pai. Desde o princípio do seu ministério, «chamou para junto de Si os que Lhe aprouve [...] e deles estabeleceu Doze, para andarem consigo e para os enviar a pregar»(Mc3,13-14). A partir de então, eles serão os seus «enviados» (é o que significa a palavra gregaapostoloi).Neles, Jesus continua a sua própria missão: «Tal como o Pai Me enviou, assim Eu vos envio a vós» (Jo20, 21) (374). O seu ministério é, pois, a continuação da própria missão de Jesus: «Quem vos acolhe, acolhe-Me a Mim», disse Ele aos Doze(Mt10, 40) (375).

Parágrafo 859

859.Jesus uniu-os à missão que Ele próprio recebera do Pai: «assim como o Filho não pode fazer nada por Si mesmo» (Jo5, 19.30), mas tudo recebe do Pai que O enviou, assim também aqueles que Jesus envia nada podem fazer sem Ele (376); d'Ele recebem o mandato da missão e o poder de o cumprir. Os apóstolos de Cristo sabem, portanto, que são qualificados por Deus como «ministros de uma Aliança nova»(2 Cor3, 6), «ministros de Deus» (2 Cor6, 4), «embaixadores de Cristo» (2Cor5, 20), «servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus»(1 Cor4, 1).

Parágrafo 860

860.No múnus dos Apóstolos há um aspecto intransmissível: serem as testemunhas escolhidas da ressurreição do Senhor e os alicerces da Igreja. Mas há também um aspecto da sua missão que permanece. Cristo prometeu estar com eles até ao fim dos tempos (377). «A missão divina confiada por Jesus aos Apóstolos é destinada a durar até ao fim dos séculos, uma vez que o Evangelho que devem transmitir é, para a Igreja, princípio de toda a sua vida em todos os tempos. Por isso é que os Apóstolos tiveram o cuidado de instituir [...] sucessores» (378).

Parágrafo 861

861.«Para que a missão que lhes fora confiada pudesse ser continuada depois da sua morte, os Apóstolos, como que por testamento, mandataram os seus cooperadores imediatos para levarem a cabo a sua tarefa e consolidarem a obra por eles começada, encomendando-lhes a guarda do rebanho em que o Espírito Santo os tinha instituído para apascentar a Igreja de Deus. Assim, instituíram homens nestas condições e tudo dispuseram para que, após a sua morte, outros homens provados tomassem conta do seu ministério» (379).


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância do amor de Deus para a nossa vida, de acordo com 1 João 4:8?

O que a história da oferta de Maná no livro de Números nos ensina sobre a provisão diária de Deus em nossas vidas? (Números 11)

O que diz Naum 1:9 sobre a misericórdia de Deus para aqueles que se arrependem?

Qual foi a atitude de Davi em relação a Mefibosete e o que podemos aprender com essa história?

Como a passagem de Jó 38:1-11 revela a soberania de Deus em meio ao sofrimento?

Qual é a história de Abimeleque e o perdão em Juízes 9:22-57?

Quem são os Quatro Cavaleiros do Apocalipse e qual é o seu significado?


Livraria Católica