211. Como podemos ajudar a purificação das almas do purgatório?

Em virtude da comunhão dos santos, os fiéis ainda peregrinos na terra podem ajudar as almas do purgatório oferecendo as suas orações de sufrágio, em particular o Sacrifício eucarístico, mas também esmolas, indulgências e obras de penitência.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1032

1032.Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2Mac12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos:

«Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Job foram purificados pelo sacrifício do seu pai (627) por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações» (628).

Acesse nossos estudos biblicos:

A busca pelo amor verdadeiro é um tema presente na Bíblia. O que podemos aprender sobre esse assunto a partir do livro de Cânticos?

Qual foi o julgamento do rei Belsazar e como sua queda contribuiu para o cumprimento das profecias bíblicas em Daniel 5?

Qual é a importância do testemunho cristão?

Justificação pela fé: o que a Bíblia diz? (Romanos 1:17)

O que as passagens de Daniel 7 e 11 nos ensinam sobre o surgimento do anticristo?

Qual é a importância da fé na cura do cego Bartimeu, descrita em Mateus 20:29-34?

A criação do universo e do homem: O que o livro de Gênesis nos ensina? (Gênesis 1:1-31)


Livraria Católica