233. Quem age na liturgia?

Na liturgia age «o Cristo todo inteiro» («Christus Totus»), Cabeça e Corpo. Como sumo-sacerdote, Ele celebra com o seu Corpo, que é a Igreja celeste e terrestre.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1135

1135.A catequese da liturgia implica, primeiramente, a compreensão da economia sacramental (capítuloprimeiro).A esta luz revela-se a novidade dasua celebração.Tratar-se-á, pois, neste capítulo da celebração dos sacramentos da Igreja. Ter-se-á em vista aquilo que, através da diversidade das tradições litúrgicas, é comum à celebração dos sete sacramentos; o que é próprio de cada um será apresentado mais adiante. Esta catequese fundamental das celebrações sacramentais responderá às principais questões que os fiéis se colocam a este respeito:

– quem celebra? – como celebrar? – quando celebrar? – onde celebrar?

Parágrafo 1136

1136.A liturgia é «acção» do«Cristo total» (Christus totus).Os que agora a celebram para além dos sinais, estão já integrados na liturgia celeste, onde a celebração é totalmente comunhão e festa.

Parágrafo 1137

1137.O Apocalipse de São João, lido na liturgia da Igreja, revela-nos, primeiramente, um trono preparado no céu, e Alguém sentado no trono (1), «o Senhor Deus» (Is6, 1) (2). Depois, o Cordeiro «imolado e de pé» (Ap5, 6) (3): Cristo crucificado e ressuscitado, o único Sumo-Sacerdote do verdadeiro santuário (4), o mesmo «que oferece e é oferecido, que dá e é dado»(5). Enfim, «o rio da Vida [...] que corre do trono de Deus e do Cordeiro»(Ap 22,1), um dos mais belos símbolos do Espírito Santo (6).

Parágrafo 1187

1187.A liturgia é obra do Cristo total, cabeça e corpo. O nosso Sumo-Sacerdote celebra-a sem cessar na liturgia celeste, com a Santa Mãe de Deus, os Apóstolos, todos os santos e a multidão dos seres humanos que já entraram no Reino.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que podemos aprender sobre a inconstância dos ricos e o valor da humildade em Eclesiastes 9:13-16?

Qual é o exemplo de perseverança na fé que Paulo deixou em 2 Timóteo 4:7?

A importância da esperança em Lamentações: como ela nos sustenta em meio à adversidade (Lamentações 3:25)?

Qual é a importância da sabedoria na escolha do cônjuge e no casamento de acordo com Provérbios 18:22?

O caráter de Saul e as consequências de suas escolhas: Um estudo de caso sobre liderança (1 Samuel 9-15)

A dedicação do Templo de Jerusalém: análise da cerimônia (1 Crônicas 22-29)

Como podemos fugir das aparências do mal, conforme descrito em 1 Tessalonicenses 5:22?


Livraria Católica