348. Quando é que a Igreja admite a separação física dos esposos?

A Igreja admite a separação física dos esposos quando, por motivos graves, a sua coabitação se tornou praticamente impossível, embora se deseje uma sua reconciliação. Mas eles, enquanto vive o cônjuge, não estão livres para contrair uma nova união, a menos que o Matrimónio seja nulo e como tal seja declarado pela autoridade eclesiástica.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1629

1629.Por este motivo (ou por outras razões, que tornem nulo ou não realizado o casamento) (147), a Igreja pode, depois de examinada a situação pelo tribunal eclesiástico competente, declarar «a nulidade do Matrimónio», ou seja, que o Matrimónio nunca existiu. Em tal caso, os contraentes ficam livres para se casarem, salvaguardadas as obrigações naturais resultantes da união anterior (148).

Parágrafo 1649

1649.No entanto, há situações em que a coabitação matrimonial se torna praticamente impossível pelas mais diversas razões. Em tais casos, a Igreja admitea separaçãofísica dos esposos e o fim da coabitação. Mas os esposos não deixam de ser marido e mulher perante Deus: não são livres de contrair nova união. Nesta situação difícil, a melhor solução seria, se possível, a reconciliação. A comunidade cristã é chamada a ajudar estas pessoas a viverem cristãmente a sua situação, na fidelidade ao vínculo do seu Matrimónio, que continua indissolúvel (173).


Acesse nossos estudos biblicos:

Como a conquista de Canaã no livro de Josué demonstra a fidelidade de Deus?

O que significam as visões de Daniel sobre o carneiro e o bode em Daniel 8?

O que significa se submeter à disciplina de Deus, de acordo com Hebreus 12:5-11?

O que podemos aprender com a soberba de Edom descrita em Abdias 1:3?

As Bem-aventuranças: Compreendendo o Significado e a Importância (Mateus 5:3-11)

A importância da esperança em Lamentações: como ela nos sustenta em meio à adversidade (Lamentações 3:25)?

Quais são as 5 lições importantes sobre a sabedoria encontradas em Baruc 3:9-12?


Livraria Católica