375. Quais as normas que a consciência deve sempre seguir?

Há três mais gerais: 1) nunca é permitido fazer o mal porque daí derive um bem; 2) a chamadaregra de ouro: «tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho vós também» (Mt7, 12); 3) a caridade passa sempre pelo respeito do próximo e da sua consciência, embora isto não signifique aceitar como um bem aquilo que é objectivamente um mal.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1789

1789.Algumas regras aplicam-se a todos os casos:

– nunca é permitido fazer mal para que daí resulte um bem; – a «regra de ouro» é: «Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho, de igual modo, vós também»(Mt7, 12) (56).– a caridade passa sempre pelo respeito do próximo e da sua consciência: «Ao pecardes assim contra os irmãos, ao ferir-lhes a consciência é contra Cristo que pecais»(1 Cor8, 12). «O que é bom é não [...] [fazer] nada em que o teu irmão possa tropeçar, cair ou fraquejar» (Rm14, 21).

Acesse nossos estudos biblicos:

Como a história de Ester conta a história de redenção do povo judeu?

Qual é a ciclicidade da história de Israel e como é retratada em Juízes 3-16?

Qual é a lição ensinada em Filipenses 4:10-13 sobre como encontrar contentamento em todas as circunstâncias?

O que a Bíblia nos ensina sobre como Deus é nosso refúgio e fortaleza em tempos difíceis, como podemos confiar nele e encontrar paz em meio às adversidades?

Qual é a imagem de Deus como pastor em Ezequiel 34?

O que podemos aprender sobre o desejo de estar sempre com o amado/a a partir de Cânticos 3:1-5 e 6:1-3?

Como a história de Judite, em particular, o episódio de sua astúcia em Judite 11:1-16, nos ensina estratégias de sobrevivência em tempos difíceis, segundo a Bíblia?


Livraria Católica