452. Porque motivo, para os cristãos, o Sábado é substituído pelo Domingo?

Porque o Domingo é o dia da ressurreição de Cristo. Como «primeiro dia da semana» (Mc16,2) ele evoca a primeira criação; como «oitavo dia», que segue o Sábado, significa a nova criação, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. Tornou-se assim para os cristãos o primeiro de todos os dias e de todas as festas: odia do Senhor, no qual Ele, com a sua Páscoa, leva à realização a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2174

2174.Jesus ressuscitou de entre os mortos «no primeiro dia da semana»(Mc16, 2) (89). Enquanto «primeiro dia», o dia da ressurreição de Cristo lembra a primeira criação. Enquanto «oitavo dia», a seguir ao sábado (90), significa a nova criação, inaugurada com a ressurreição de Cristo. Este dia tornou-se para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor(Hê kuriakê hêméra, dies dominica),o«Domingo»:

«Reunimo-nos todos no dia do Sol, porque foi o primeiro dia [após o Sábado judaico, mas também o primeiro dia] em que Deus, tirando das trevas a matéria, criou o mundo, mas também porque Jesus Cristo, nosso Salvador, nesse mesmo dia ressuscitou dos mortos» (91).

Parágrafo 2175

2175.O domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, em cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. O domingo realiza plenamente, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do sábado judaico e anuncia o descanso eterno do homem, em Deus. Porque o culto da Lei preparava para o mistério de Cristo e o que nela se praticava era figura de algum aspecto relativo a Cristo (92):

«Os que viveram segundo a antiga ordem das coisas alcançaram uma nova esperança, não guardando já o sábado mas o dia do Senhor, em que a nossa vida foi abençoada por Ele e pela sua morte» (93).

Parágrafo 2176

2176.A celebração do domingo é o cumprimento da prescrição moral, naturalmente inscrita no coração do homem, de «prestar a Deus um culto exterior, visível, público e regular, sob o signo da sua bondade universal para com os homens» (94). O culto dominical cumpre o preceito moral da Antiga Aliança, cujo ritmo e espírito retoma, ao celebrar em cada semana o Criador e o Redentor do seu povo.

Parágrafo 2190

2190.O sábado, que representava o acabamento da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada na ressurreição de Cristo.

Parágrafo 2191

2191.A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no oitavo dia que, com razão, se chama dia do Senhor ou domingo (109).


Acesse nossos estudos biblicos:

O que a Bíblia diz sobre a justiça divina em Deuteronômio 32:4?

Quais são as visões de Daniel sobre a estátua de ouro e as quatro bestas?

Qual é o significado do cântico de Davi em gratidão a Deus em 2 Samuel 22?

Quem são os Quatro Cavaleiros do Apocalipse e qual é o seu significado?

Qual é o papel da igreja em promover a reconciliação de acordo com Filêmon 1:6?

A dedicação do Templo de Jerusalém: análise da cerimônia (1 Crônicas 22-29)

Qual é o papel do povo de Deus na promoção da justiça social, de acordo com Amós 5:24?


Livraria Católica