487. Qual a missão da pessoa humana em relação à própria a identidade sexual?

Deus criou o ser humano como homem e mulher, com igual dignidade pessoal, e inscreveu nele a vocação ao amor e à comunhão. Compete a cada um aceitar a sua identidade sexual, reconhecendo a sua importância para a pessoa toda, bem como o valor da especificidade e da complementaridade.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2331

ARTIGO 6

O SEXTO MANDAMENTO

«Não cometerás adultério»(Ex20, l4) (82). «Ouvistes que foi dito: "Não cometerás adultério". Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração»(Mt5, 27-28).
2331.«Deus é amor e vive em Si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Ao criar a humanidade do homem e da mulher à sua imagem [...] Deus inscreveu nela avocaçãopara o amor e para a comunhão e, portanto, a capacidade e a responsabilidade correspondentes» (83). «Deus criou o homem à sua imagem; [...] homem e mulher os criou»(Gn1, 27); «Crescei e multiplicai-vos»(Gn1, 28); «Quando Deus criou o ser humano, fê-lo à semelhança de Deus. Criou-os homem e mulher e abençoou-os; e chamou-lhes «Adão» no dia em que os criou»(Gn5, 1-2).

Parágrafo 2332

2332. Asexualidadeafecta todos os aspectos da pessoa humana, na unidade do seu corpo e da sua alma. Diz respeito particularmente à afectividade, à capacidade de amar e de procriar, e, de um modo mais geral, à aptidão para criar laços de comunhão com outrem.

Parágrafo 2333

2333.Compete a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar a suaidentidadesexual.A diferençae acomplementaridadefísicas, morais e espirituais orientam-se para os bens do matrimónio e para o progresso da vida familiar. A harmonia do casal e da sociedade depende, em parte, da maneira como são vividos, entre os sexos, a complementaridade, a necessidade mútua e o apoio recíproco.

Parágrafo 2334

2334.«Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus conferiu a dignidade pessoal, de igual modo ao homem e à mulher» (84). «O homem é uma pessoa; e isso na mesma medida para o homem e para a mulher, porque ambos são criados à imagem e semelhança dum Deus pessoal» (85).

Parágrafo 2335

2335.Cada um dos dois sexos é, com igual dignidade, embora de modo diferente, imagem do poder e da ternura de Deus.A união do homem e da mulherno matrimónio é um modo de imitar na carne a generosidade e a fecundidade do Criador: «O homem deixará o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne»(Gn2, 24). Desta união procedem todas as gerações humanas (86).

Parágrafo 2336

2336.Jesus veio restaurar a criação na pureza das suas origens. No sermão da montanha, interpreta de modo rigoroso o desígnio de Deus: «Ouvistes que foi dito: "Não cometerás adultério". Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração»(Mt 5,27-28). Não separe o homem o que Deus uniu (87). A Tradição da Igreja entendeu o sexto mandamento como englobando o conjunto da sexualidade humana.

Parágrafo 2392

2392.«O amor é a vocação fundamental e inata de todo o ser humano» (145).

Parágrafo 2393

2393.Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus conferiu a dignidade pessoal, de igual modo, a um e a outra. Compete a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar a sua identidade sexual.


Acesse nossos estudos biblicos:

A história de José: Como Deus usou a história de José para cumprir seus propósitos?

Qual é o significado do cântico de Davi em gratidão a Deus em 2 Samuel 22?

O amor e a amizade: a importância dos relacionamentos na vida (Ec 4:9-12)

O que é a Nova Terra mencionada em Apocalipse 21:1 e qual é a sua importância na fé cristã?

Qual é a promessa do Messias mencionada em Malaquias 3:1-3?

Qual é a mensagem de Provérbios 6:6-11 sobre a preguiça e o trabalho árduo?

Como Neemias lidou com a divisão entre os judeus ricos e pobres em Neemias 5?


Livraria Católica