505. Qual é o fim da propriedade privada?

O fim da propriedade privada é a garantia da liberdade e da dignidade de cada uma das pessoas, ajudando-as a satisfazer as necessidades fundamentais próprias daqueles por quem se tem a responsabilidade e dos outros que vivem em necessidade.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2404

2404.«Quem usa desses bens, não deve considerar as coisas exteriores, que legitimamente possui, só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar, não só a si, mas também aos outros»(148). A propriedade dum bem faz do seu detentor um administrador da providência de Deus, com a obrigação de o fazer frutificar e de comunicar os seus benefícios aos outros, a começar pelos seus próximos.

Parágrafo 2405

2405.Os bens de produção – materiais ou imateriais – como terras ou fábricas, com­petências ou artes, requerem os cuidados dos seus possuidores, para que a sua fecundidade aproveite ao maior número. Os detentores dos bens de uso e de consumo devem utilizá-los com moderação, reservando a melhor parte para o hóspede, o doente, o pobre.

Parágrafo 2406

2406.A autoridade políticatem o direito e o dever de regular, em função do bem comum, o exercício legítimo do direito de propriedade (149)


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a história e as lições de vida extraídas da Ascensão de Salomão em 1 Reis 1-2?

Qual é a importância da santidade em nossa vida cristã, de acordo com 1 Coríntios 6:19-20?

Como Neemias lidou com a divisão entre os judeus ricos e pobres em Neemias 5?

O povo escolhido de Deus: O que o livro do Levítico nos ensina sobre a escolha e a santidade do povo de Deus? (Levítico 20:26)

Qual é a imagem de Deus como pastor em Ezequiel 34?

O que é a aliança com os romanos e a continuação da luta pela independência mencionada em 2 Macabeus 11:1-38?

Qual é a importância da oração e intercessão na vida cristã, segundo 1 Timóteo 2:1-4?


Livraria Católica