Entenda o significado da justificação na Bíblia
A palavra justificar tem diversos significados na Bíblia, podendo ser entendida como reconhecer a justiça de Deus em suas obras ou demonstrar a inocência de alguém. Além disso, a justificação também tem o sentido de Deus tornar o homem justo, transformando-o de um estado para outro. Neste texto, vamos explorar esses significados e entender como eles são aplicados na Bíblia.
– Justificar a Deus significa reconhecer que ele é justo em suas obras; entre os homens, justificar significa demonstrar, provar a inocência, desculpar:
Sl 18,10: O temor do Senhor é puro, subsiste eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos.
Sl 50,6: Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.
Sl 81,3: Defendei o oprimido e o órfão, fazei justiça ao humilde e ao pobre.
Eclo 7,5: Não te justifiques perante Deus, pois ele conhece o fundo dos corações.
Eclo 14,16: Dá e recebe, e justifica a tua alma.
Lc 10,29: Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”.
1Cor 4,4: De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor.
– Justificar o homem tem o sentido de Deus torná-lo justo, transformando-o de um estado a outro:
Is 53,11: O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniquidades.
At 13,38s: Sabei, pois, irmãos, que por ele se vos anuncia a remissão dos pecados.
2Cor 5,21: Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus.
– Note-se ainda que o juízo de Deus é sempre conforme a realidade, e ninguém pode ser declarado justo sem o ser realmente. Quando Deus justifica o ímpio, é necessário que o encontre justo, ou o justifique. Do contrário, ou Deus estaria declarando justo quem não o é ou estaria realmente justificando. Não se encontra um texto em que um homem justificado por Deus seja ainda chamado pecador. Segundo Paulo, a justificação é uma justificação de vida, isto é, confere a vida sobrenatural:
Rm 5,8: Eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
– O Espírito Santo é chamado Espírito de Vida:
Rm 8,2: A Lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte.
– Porque traz a vida da graça à alma justa, em que ele realmente habita:
Rm 8,10: Se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação.
– O batismo traz ao mesmo tempo purificação, santificação, justificação:
1Cor 6,11: Mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
– O princípio da justificação é a fé, que compreende estes elementos: ato de inteligência, que aceita a palavra de Deus porque ele é incapaz de enganar-se e de nos enganar. Quando o objetivo da fé cai sob o domínio da esperança, a fé é confiante; ato de obediência da vontade, que inclina a inteligência a aceitar o testamento de Deus. Por isso, para Paulo, crer É obedecer à fé. E a incredulidade é apresentada como uma falta de submissão e uma revolta:
Rm 1,5: Temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé.
Rm 16,26: Por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé.
Rm 15,18: Porque não ousaria mencionar ação alguma que Cristo não houvesse realizado por meu ministério.
Rm 6,17: Depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina.
– Paulo nos dá, em conjunto, todas as causas da justificação: a causa eficiente é Deus, a meritória é o sangue de Cristo, a instrumental é a fé, a formal é a justiça de Deus comunicada ao homem, a final é a brilhante manifestação da justiça de Deus:
Rm 3,21-26: Mas, agora, sem o concurso da Lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela Lei e pelos profetas.
– Não se tem certeza absoluta da própria justificação:
Rm 11,10: A vista se lhes obscureça para não verem! Dobra-lhes o espinhaço sem cessar.
1Cor 4,4: De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado.
1Cor 10,2: Todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar.
Fl 2,12: Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor.
1Pd 1,17: Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras.
É importante destacar que, quando Deus justifica o ímpio, é necessário que o encontre justo ou o justifique. Do contrário, Deus estaria declarando justo quem não o é ou estaria realmente justificando. Além disso, a justificação é uma justificação de vida, ou seja, confere a vida sobrenatural. O batismo também é um meio pelo qual ocorre a justificação, trazendo purificação, santificação e justificação. O princípio da justificação é a fé, que compreende elementos como ato de inteligência, confissão e obediência.
– Ver FÉ.
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