A história do reinado de Israel: da junção de etnias à centralização do culto
O texto aborda a história do reinado de Israel, desde sua formação como nação unida por várias etnias até a centralização do culto sob a liderança dos reis. Ele destaca a transição do reinado de Javé para um rei humano e as consequências disso, bem como os epítetos atribuídos aos reis ao longo da história.
– Israel nasceu da junção de várias etnias e vivia unido em pequenas comunidades:
Gn 49,13: Zabulon habita à beira do mar, no litoral, onde aportam os navios, e seu flanco se estende até Sidônia.
– Javé era o rei de Israel. Seu culto, bem simples, em altares de terra ou de pedras mal talhadas, era dirigido pelos anciãos:
Ex 20,22-26: Não fareis deuses de prata, nem deuses de ouro para pôr ao meu lado.
– Mas, ao ver que cada povo em volta tinha seu rei, pediram também a Samuel um rei:
1Sm 8,4-5: Dá-nos um rei que nos governe, como o têm todas as nações.
– O Senhor manda Samuel atendê-los, embora com isso estejam rejeitando o reinado do Senhor:
1Sm 8,7-9: Não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, pois já não querem que eu reine sobre eles.
– Samuel previne o povo sobre os males que lhe advirão com a escolha de um rei:
1Sm 8,11-18: Tomará os vossos filhos para os seus carros e sua cavalaria, ou para correr diante do seu carro.
– Não obstante, o povo não ouve suas advertências e quer assim mesmo um rei:
1Sm 8,19-20: O povo recusou ouvir a voz de Samuel. “Não”, disseram eles, “é preciso que tenhamos um rei!”.
– O Senhor responde à consulta de Samuel e manda atendê-lo:
1Sm 8,21-22: Samuel ouviu todas as palavras do povo e referiu-as ao Senhor.
– O primeiro rei foi Saul:
1Sm 10,1: Samuel tomou um pequeno frasco de óleo e derramou-o na cabeça de Saul.
– A seguir foi ungido Davi:
1Sm 16,12-13: E Jessé mandou buscá-lo. […] O Senhor disse: “Vamos, unge-o: é ele”.
– E, logo após seu filho, Salomão:
1Rs 1,39: Tomou o sacerdote Sadoc no tabernáculo o chifre de óleo e ungiu com ele Salomão.
– O culto foi centralizado pelo rei que agora cuidava do templo aonde o povo tinha que acorrer:
2Rs 2,3: Os filhos dos profetas, que estavam em Betel, saíram ao encontro de Eliseu.
1Cr 22 – 29: E Davi disse: “É aqui a casa do Senhor Deus e este o altar dos holocaustos de Israel”.
– O rei recebia vários epítetos, como intocável:
1Sm 24,7: Deus me guarde de jamais cometer este crime, estendendo a mão contra o ungido do Senhor, meu senhor.
– Pastor do povo:
2Sm 5,2: O Senhor te disse: “És tu que apascentarás o meu povo e serás o chefe de Israel”.
– Senhor do universo, embora a tradição o aplicasse ao futuro Messias:
Sl 2: Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo.
Sl 17: Disse: Eu vos amo, Senhor, minha força! O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador.
Sl 71: Ó Deus, confiai ao rei os vossos juízos. Entregai a justiça nas mãos do filho real.
Sl 109: Assenta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos o escabelo de teus pés.
– Jesus é rei:
Mt 2,2: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.
Mt 27,42: Se é rei de Israel, desça agora da cruz e nós creremos nele!
Jo 1,49: Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”.
Jo 12,15: Não temas, filha de Sião, eis que vem o teu rei montado num filho de jumenta.
Jo 19,3.14-15.19: Aproximavam-se dele e diziam: “Salve, rei dos judeus!”.
Ap 1,5: E da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra.
– Mas seu reino não é deste mundo:
Jo 18,33-38: Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?”.
– E por isso não aceita ser aclamado rei dominador e terreno:
Mt 4,9-10: Eu te darei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.
Jo 6,15: Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
O texto mostra como o reinado de Israel evoluiu ao longo do tempo, com o povo pedindo um rei humano, em vez do reinado de Javé, e como isso afetou a prática religiosa e a figura do rei como líder espiritual e político. É importante notar que o reinado dos reis humanos em Israel foi um período conturbado e repleto de desafios, mas também teve momentos de glória e estabilidade.
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