Sacrifício

Entenda o conceito de oferta ritual no Antigo Testamento: características e evolução da prática

No Antigo Testamento, a oferta ritual a Deus era caracterizada pela imolação de uma vítima animal ou pela entrega de algum objeto oferecido. Essas ofertas eram realizadas em altares simples, mas com a chegada dos reis passaram a ser realizadas apenas no templo. Os profetas também alertavam para a importância da prática da justiça para a eficácia dos sacrifícios.

– No AT, oferenda ritual a Deus que se caracterizava pela imolação de uma vítima animal ou pela entrega da coisa oferecida:

Gn 4,3-4: Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor.

Nm 29,39: Tais são os sacrifícios que oferecereis ao Senhor em vossas solenidades, além de vossos votos.

Lv 1–7: Quando um de vós fizer uma oferta ao Senhor, será dentre o gado maior ou menor que oferecereis.

Ex 16: Aarão entrará no santuário: tomará um novilho para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para o holocausto.

– Realizado em altares simples:

Gn 33,20: Levantou ali um altar, ao qual chamou El, Deus de Israel.

Gn 35,1: Vamos, sobe a Betel e fica ali, e levanta um altar nesse lugar ao Deus que se manifestou a ti.

– Com a chegada dos reis, passou a ser realizado apenas no templo:

Dt 12,2-3: Os lugares em que os povos despojados por vós tiverem dado culto aos seus deuses, nos altos montes e colinas.

2Rs 23,19: Josias destruiu assim todos os santuários dos lugares altos que se encontravam nas cidades de Samaria.

– Os profetas alertavam para a necessidade da prática da justiça para a eficácia dos sacrifícios:

Is 1,11: Já estou farto de holocaustos de cordeiros e da gordura de novilhos cevados.

Jr 6,20: Não me agradam vossos holocaustos, nem me comprazem os sacrifícios.

Am 5,22: Quando me ofereceis holocaustos […], não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios.

Ml 1,11: Em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras.

– Condição necessária também no NT:

Mt 5,17: Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.

Rm 3,31: Destruímos então a Lei pela fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda a sua força.

Rm 12,1: A oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual.

Gl 3,24: Assim a Lei se nos tornou pedagogo encarregado de levarnos a Cristo, para sermos justificados pela fé.

Fl 4,18: Foi um suave perfume, um sacrifício que Deus aceita com agrado.

Hb 8,2: Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, erigido pelo Senhor, e não por homens.

Hb 10,1: É de todo impotente para aperfeiçoar aqueles que assistem aos sacrifícios que se renovam.

Hb 13,15-16: Por ele ofereçamos a Deus sem cessar sacrifícios de louvor.

1Pd 2,5: E quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual.

– Jesus se ofereceu na cruz em sacrifício de uma vez por todas:

Mt 20,28: Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate.

Mt 26,28: Isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

Mc 10,45: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos.

Jo 1,29: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Jo 8,46: Quem de vós me acusará de pecado? Se vos falo a verdade, por que me não credes?

Rm 5,6: Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.

1Tm 2,6: Que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo.

Hb 7,27-29: Que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios.

Hb 9,12-14.28-29: Com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna.

Hb 10,10.12.14: Temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo.

1Pd 1,18-19: Tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, […] mas pelo precioso sangue de Cristo.

1Jo 3,5: Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.

Ap 5,6-9: Foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça.

A prática da oferta ritual no Antigo Testamento evoluiu ao longo do tempo, passando de altares simples para o templo e o conceito de justiça se tornando uma condição necessária. No Novo Testamento, os sacrifícios ainda são mencionados, mas com o advento de Jesus, o ensinamento de que o sacrificio de Jesus é a oferta final e perfeita a Deus, como uma oferta viva, santa e agradável a Deus.


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