A soberania de Deus é um tema central na Bíblia e se refere ao seu poder absoluto e controle sobre todas as coisas. A soberania de Deus é afirmada em várias passagens da Bíblia, como em Isaías 46:10, que diz: “Eu faço tudo o que quero, desde o princípio do mundo até o fim dos tempos”. A Bíblia também ensina que Deus é onisciente (sabe tudo), onipotente (pode fazer tudo) e onipresente (está em todos os lugares).
Embora Deus seja soberano, a Bíblia também ensina que os seres humanos têm livre arbítrio. Isso significa que temos a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões, mesmo que elas estejam em desacordo com a vontade de Deus. Em 2 Tessalonicenses 2:11-12, encontramos um exemplo dessa tensão entre a soberania de Deus e a liberdade humana: “Por isso, Deus lhes enviará um poder sedutor, para que creiam na mentira, para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, mas se comprazeram na injustiça”.
Aqui, vemos que Deus permitirá que um “poder sedutor” influencie as pessoas para que creiam na mentira. Isso sugere que a escolha de acreditar na verdade ou na mentira ainda é uma escolha que cada indivíduo pode fazer livremente. No entanto, a passagem também sugere que Deus julgará aqueles que escolheram a mentira e se comprazeram na injustiça. Isso sugere que embora os seres humanos tenham liberdade para fazer escolhas, Deus ainda está no controle e trará justiça ao mundo.
Em última análise, a soberania de Deus e a liberdade humana não precisam estar em conflito. Embora os seres humanos tenham a capacidade de fazer escolhas, Deus ainda é soberano e trabalha em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28). Portanto, podemos confiar que mesmo quando as coisas parecem estar fora de controle, Deus ainda está no comando e trabalhando para cumprir seus propósitos.
Aprofunde seus conhecimentos
241. Qual é o centro do tempo litúrgico?
143. Qual a relação entre o Espírito e Cristo Jesus, na missão terrena?
151. Em que sentido a Igreja é Mistério?
313. Como é vivida a doença no Antigo Testamento?
419. Qual o lugar da antiga Lei, no plano da salvação?
536. Como é que Abraão é um modelo de oração?
51. Porque é importante afirmar: «No princípio criou Deus o céu e a terra» (Gn 1,1)?
Acesse nossos estudos biblicos:
Qual é o papel da igreja em promover a reconciliação de acordo com Filêmon 1:6?
O que significa “dar graças em todas as circunstâncias” em 1 Tessalonicenses 5:18?
Qual é a mensagem por trás da parábola do Fariseu e do Publicano?