Qual é a história por trás do milagre da ressurreição do filho da sunamita realizada por Eliseu em 2 Reis 4?

O capítulo 4 do livro de 2 Reis nos conta a história de uma mulher sunamita que acolheu Eliseu, um profeta de Deus, em sua casa sempre que ele passava pela cidade de Suném. Ela ofereceu um quarto para ele descansar e um lugar para ele comer. Impressionado com a bondade da mulher, Eliseu perguntou a ela o que poderia fazer por ela em agradecimento. A mulher disse que não precisava de nada, pois era feliz em servir a Deus e ajudar os seus servos.

No entanto, Eliseu descobriu que a mulher não tinha filhos e decidiu pedir a Deus que lhe desse um filho. Depois de algum tempo, a mulher engravidou e deu à luz um menino. Mas quando o menino cresceu, ele morreu de repente. A mulher imediatamente procurou Eliseu em busca de ajuda.

Eliseu enviou seu servo Giezi para colocar seu cajado sobre o menino, mas isso não funcionou. Então Eliseu foi pessoalmente para a casa da mulher e orou a Deus, pedindo a Ele para trazer o menino de volta à vida. Deus ouviu a oração de Eliseu e ressuscitou o menino, que voltou a viver.

O milagre da ressurreição do filho da sunamita é um exemplo poderoso do poder de Deus para trazer vida de volta àqueles que parecem estar mortos. Também mostra a compaixão e a bondade de Deus em relação àqueles que confiam Nele. A história também destaca a importância da fé e da confiança em Deus, mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis.

Além disso, o milagre da ressurreição do filho da sunamita é um prenúncio do maior milagre de todos: a ressurreição de Jesus Cristo. Assim como o menino voltou à vida por meio da intervenção divina, Jesus Cristo também foi ressuscitado dentre os mortos por Deus. Como a Bíblia nos diz em 1 Coríntios 15:20-22: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Pois, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.”

Em resumo, a história do milagre da ressurreição do filho da sunamita é um lembrete do poder e da bondade de Deus, bem como um prenúncio do maior milagre de todos, a ressurreição de Jesus Cristo.



Aprofunde seus conhecimentos

404. Que outras coisas requer uma autêntica convivência humana?

106. O que revelam as tentações de Jesus no deserto?

247. Porque é que a Igreja celebra o único Mistério de Cristo segundo tradições litúrgicas diferentes?

500. Como deve ser considerado um filho?

525. Como usar os meios de comunicação social?

197. Como é que a Virgem Maria ajuda a Igreja?

522. Como dar testemunho da verdade?


Acesse nossos estudos biblicos:

O amor e a amizade: a importância dos relacionamentos na vida (Ec 4:9-12)

Qual é a importância da humildade e do arrependimento de acordo com o livro de Baruc?

Como a misericórdia de Deus é manifesta em Isaías? O que o livro de Isaías nos ensina sobre a graça e a misericórdia de Deus?

Qual é a crítica contra a confiança na força militar em vez de Deus em Amós 2:14-16?

Qual é a história de Abimeleque e o perdão em Juízes 9:22-57?

Qual é a natureza imutável de Deus, de acordo com Malaquias 3:6?

O que significa “dar graças em todas as circunstâncias” em 1 Tessalonicenses 5:18?


Livraria Católica