Qual é a história por trás do milagre da ressurreição do filho da sunamita realizada por Eliseu em 2 Reis 4?

O capítulo 4 do livro de 2 Reis nos conta a história de uma mulher sunamita que acolheu Eliseu, um profeta de Deus, em sua casa sempre que ele passava pela cidade de Suném. Ela ofereceu um quarto para ele descansar e um lugar para ele comer. Impressionado com a bondade da mulher, Eliseu perguntou a ela o que poderia fazer por ela em agradecimento. A mulher disse que não precisava de nada, pois era feliz em servir a Deus e ajudar os seus servos.

No entanto, Eliseu descobriu que a mulher não tinha filhos e decidiu pedir a Deus que lhe desse um filho. Depois de algum tempo, a mulher engravidou e deu à luz um menino. Mas quando o menino cresceu, ele morreu de repente. A mulher imediatamente procurou Eliseu em busca de ajuda.

Eliseu enviou seu servo Giezi para colocar seu cajado sobre o menino, mas isso não funcionou. Então Eliseu foi pessoalmente para a casa da mulher e orou a Deus, pedindo a Ele para trazer o menino de volta à vida. Deus ouviu a oração de Eliseu e ressuscitou o menino, que voltou a viver.

O milagre da ressurreição do filho da sunamita é um exemplo poderoso do poder de Deus para trazer vida de volta àqueles que parecem estar mortos. Também mostra a compaixão e a bondade de Deus em relação àqueles que confiam Nele. A história também destaca a importância da fé e da confiança em Deus, mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis.

Além disso, o milagre da ressurreição do filho da sunamita é um prenúncio do maior milagre de todos: a ressurreição de Jesus Cristo. Assim como o menino voltou à vida por meio da intervenção divina, Jesus Cristo também foi ressuscitado dentre os mortos por Deus. Como a Bíblia nos diz em 1 Coríntios 15:20-22: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Pois, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.”

Em resumo, a história do milagre da ressurreição do filho da sunamita é um lembrete do poder e da bondade de Deus, bem como um prenúncio do maior milagre de todos, a ressurreição de Jesus Cristo.



Aprofunde seus conhecimentos

499. Porque é que a inseminação e a fecundação artificiais são imorais?

110. Qual o significado da transfiguração?

275. Como é chamado este sacramento?

369. Há actos que são sempre ilícitos?

434. «Mestre, que devo fazer de bom para alcançar a vida eterna?» (Mt 19,16)

42. De que maneira Deus revela que é amor?

21. Que importância tem o Antigo Testamento para os cristãos?


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?

Como a conquista de Canaã no livro de Josué demonstra a fidelidade de Deus?

A dedicação do Templo de Jerusalém: análise da cerimônia (1 Crônicas 22-29)

O que significa a afirmação de que o amor de Deus é revelado em Cristo, conforme mencionado em 2 Timóteo 1:9?

Qual é a importância da comunidade em meio ao sofrimento, de acordo com Jó 42:10-11?

O que Malaquias 4:1 diz sobre o castigo dos ímpios?

Como a história de Judite, em particular, o episódio de sua astúcia em Judite 11:1-16, nos ensina estratégias de sobrevivência em tempos difíceis, segundo a Bíblia?


Livraria Católica