Qual é a mensagem por trás da parábola do Fariseu e do Publicano?

A parábola do Fariseu e do Publicano, presente no Evangelho de Lucas 18:9-14, é uma das mais conhecidas parábolas de Jesus. Nela, Jesus conta a história de dois homens que subiram ao templo para orar: um fariseu e um publicano. O fariseu, de maneira orgulhosa, agradece a Deus por não ser como os outros homens, mencionando suas próprias virtudes e julgando os outros. Enquanto isso, o publicano, humildemente, pede perdão pelos seus pecados.

A mensagem por trás da parábola do Fariseu e do Publicano é sobre a importância da humildade e do arrependimento na vida cristã. O fariseu representa aqueles que se consideram superiores aos outros por suas virtudes e boas ações. Ele não reconhece que todos são pecadores e precisam de perdão. Já o publicano, que era visto como um pecador público, reconhece sua condição e pede humildemente por perdão.

Ao final da parábola, Jesus diz que “todo aquele que se exalta será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado” (Lucas 18:14). Ele está enfatizando que aqueles que se consideram superiores e julgam os outros acabarão sendo humilhados, enquanto aqueles que se humilham e reconhecem sua necessidade de perdão serão exaltados.

Além disso, a parábola também mostra que Deus não está interessado em nossa autojustiça ou em nossas boas ações, mas sim em nosso coração e nossa disposição para nos arrependermos de nossos pecados. O publicano, que se arrependeu sinceramente, recebeu o perdão de Deus, enquanto o fariseu, que confiava em suas próprias obras, não.

Em resumo, a parábola do Fariseu e do Publicano nos ensina que devemos ser humildes em nossa relação com Deus e com os outros, reconhecendo que todos somos pecadores e precisamos de perdão. Devemos evitar o orgulho e o julgamento dos outros, e buscar constantemente a humildade e o arrependimento. Assim, estaremos mais próximos de Deus e de sua misericórdia.



Aprofunde seus conhecimentos

308. A quem é reservada a absolvição de alguns pecados?

197. Como é que a Virgem Maria ajuda a Igreja?

385. Quais são as virtudes teologais?

577. O que é a oração da Hora de Jesus?

484. A quem compete a avaliação rigorosa dessas condições, em caso de guerra?

42. De que maneira Deus revela que é amor?

487. Qual a missão da pessoa humana em relação à própria a identidade sexual?


Acesse nossos estudos biblicos:

Por que a Bíblia nos adverte sobre a necessidade de evitar a inveja e o ciúme, como mencionado em Provérbios 14:30, e como podemos aplicar esse ensinamento em nossas vidas?

Qual é a imagem de Deus como pastor em Ezequiel 34?

O que significa o trecho de Malaquias 2:1-2 sobre o perigo de se afastar de Deus?

O que podemos aprender com a vitória de Judite em Judite 16:1-3?

Como a história de Ester conta a história de redenção do povo judeu?

Como a conquista de Canaã no livro de Josué demonstra a fidelidade de Deus?

Como evitar a tentação da luxúria e do adultério (Provérbios 5:3-6)


Livraria Católica