100. De que modo é que a maternidade espiritual de Maria é universal?

Maria tem um único Filho, Jesus, mas, n’Ele, a sua maternidade espiritual estende-se a todos os homens que Ele veio salvar. Obediente, ao lado do novo Adão, Jesus Cristo, a Virgem é anova Eva, a verdadeira mãe dos vivos, que coopera com amor de mãe no seu nascimento e na sua formação na ordem da graça. Virgem e Mãe, Maria é a figura da Igreja e a sua realização mais perfeita.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 501

501.Jesus é o filho único de Maria. Mas a maternidade espiritual de Maria (169) estende-se a todos os homens que Ele veio salvar: «Ela deu à luz um Filho que Deus estabeleceu como "primogénito de muitos irmãos" (Rm8, 29), isto é, dos fiéis para cuja geração e educação Ela coopera com amor de mãe» (170).

Parágrafo 502

502.O olhar da fé pode descobrir, em ligação com o conjunto da Revelação, as razões misteriosas pelas quais Deus, no seu desígnio salvífico, quis que o seu Filho nascesse duma virgem. Tais razões dizem respeito tanto à pessoa e missão redentora de Cristo como ao acolhimento dessa missão por Maria, para bem de todos os homens:

Parágrafo 503

503.A virgindade de Maria manifesta a iniciativa absoluta de Deus na Encarnação. Jesus só tem Deus por Pai (171). «A natureza humana, que Ele assumiu, nunca O afastou do Pai [...]. Naturalmente Filho do seu Pai segundo a divindade, naturalmente Filho da sua Mãe segundo a humanidade, mas propriamente Filho de Deus nas suas duas naturezas» (172).

Parágrafo 504

504.Jesus é concebido pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, porque Ele é oNovo Adão(173), que inaugura a criação nova: «O primeiro homem veio da terra e do pó: o segundo homem veio do céu» (1 Cor15, 47). A humanidade de Cristo é, desde a sua conceição, cheia do Espírito Santo, porque Deus «não dá o Espírito por medida»(Jo 3,34). É da «sua plenitude», que Lhe é própria enquanto cabeça da humanidade resgatada que «nós recebemos graça sobre graça»(Jo1, 16).

Parágrafo 505

505.Jesus, o novo Adão, inaugura, pela sua conceição virginal, o novonascimentodos filhos de adopção, no Espírito Santo, pela fé, «Como será isso?»(Lc1, 34) (175). A parti­cipação na vida divina não procede «do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus» (Jo1, 13). A recepção desta vida é virginal, porque inteiramente dada ao homem pelo Espírito. O sentido esponsal da vocação humana, em relação a Deus (176), foi perfeitamente realizado na maternidade virginal de Maria.

Parágrafo 506

506.Maria é virgem, porque a virgindade é nelao sinal da sua fé,«sem a mais leve sombra de dúvida» (177) e da sua entrega sem reservas à vontade de Deus (178). É graças à sua fé que ela vem a ser a Mãe do Salvador:«Beatior est Maria percipiendo fïdem Christi quam concipiendo carnem Christi –Maria é mais feliz por receber a fé de Cristo do que por conceber a carne de Cristo» (179).

Parágrafo 507

507.Maria é, ao mesmo tempo, virgem e mãe, porque é a figura e a mais perfeita realização da Igreja (180): «Por sua vez, a Igreja, que contempla a sua santidade misteriosa e imita a sua caridade, cumprindo fielmente a vontade do Pai, torna-se também, ela própria, mãe, pela fiel recepção da Palavra de Deus: efectivamente, pela pregação e pelo Baptismo, gera, para uma vida nova e imortal, os filhos concebidos por acção do Espírito Santo e nascidos de Deus. E também ela é virgem, pois guarda fidelidade total e pura ao seu esposo» (181).

Parágrafo 511

511.A Virgem Maria «cooperou livremente, pela sua fé e obediência, na salvação dos homens»(184). Pronunciou o seu«fiat» –faça-se –«loco totius humanae naturae –em vez de toda a humanidade»(185):pela sua obediência, tornou-se a nova Eva, mãe dos vivos.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa ser uma nova criatura em Cristo, conforme descrito em 2 Coríntios 5:17?

Qual é a relação entre verdade e alegria mencionada em 2 João 1:4?

Qual é a história e as lições de vida extraídas da Ascensão de Salomão em 1 Reis 1-2?

Qual é o exemplo de perseverança na espera das promessas de Deus apresentado na história de Zacarias e Isabel em Lucas 1:5-25?

A Mulher e o Dragão: A luta entre o bem e o mal (Apocalipse 12:1-17)

O povo escolhido de Deus: O que o livro do Levítico nos ensina sobre a escolha e a santidade do povo de Deus? (Levítico 20:26)

Qual é a mensagem por trás da visão de Pedro da descida do lençol com animais impuros em Atos 10:9-16?


Livraria Católica