141. O que é que o Espírito Santo realiza em João Baptista?

João Baptista, o último profeta do Antigo Testamento é cheio do Espírito Santo, que o envia a «preparar para o Senhor um povo bem disposto» (Lc1,17) e a anunciar a vinda de Cristo, Filho de Deus: Aquele sobre o qual João viu o Espírito descer e permanecer, «Aquele que baptiza no Espírito» (Jo1,33).


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 717

717.«Apareceu um homem, enviado por Deus, que tinha o nome de João»(Jo1, 6). João é «cheio do Espírito Santo já desde o seio materno» (Lc1, 15) (81), pelo próprio Cristo que a Virgem acabava de conceber por obra e graça do Espírito Santo. A « visitação» de Maria a Isabel tornou-se, assim, «visita de Deus ao seu povo» (82).

Parágrafo 718

718.João é «Elias que devia vir» (83). O fogo do Espírito habita nele e fá-lo «correr à frente» (como «precursor») do Senhor que chega. Em João o Precursor, o Espírito Santo acaba de «preparar para o Senhor um povo bem disposto»(Lc1, 17).

Parágrafo 719

719.João é «mais do que um profeta» (84). Nele, o Espírito Santo consuma o «falar pelos profetas». João termina o ciclo dos profetas inaugurado por Elias (85). Anuncia como iminente a consolação de Israel; é ele a «voz» do Consolador que vai chegar (86). Tal como fará o Espírito da verdade, «ele vem como testemunha, para dar testemunho da Luz» (Jo1, 7) (87). A respeito de João, o Espírito cumpre assim as «indagações dos profetas» e o «desejo» dos anjos (88): «Aquele sobre Quem vires o Espírito Santo descer e permanecer, é Ele que baptiza no Espírito Santo. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus [...] Eis o Cordeiro de Deus!»(Jo1, 33-36).

Parágrafo 720

720.Finalmente, com João Baptista, o Espírito Santo inaugura, em prefiguração, aquilo que vai realizar com e em Cristo: restituir ao homem «a semelhança» divina. O baptismo de João era para o arrependimento: o Baptismo na água e no Espírito será um novo nascimento (89).


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a crítica contra a confiança na força militar em vez de Deus em Amós 2:14-16?

Qual é a importância da Palavra de Deus na vida cristã de acordo com 2 Timóteo 3:16-17?

Qual é a importância da reorganização do templo de Jerusalém descrita em 2 Macabeus 10:1-9?

Como Neemias lidou com a divisão entre os judeus ricos e pobres em Neemias 5?

Qual é a importância da gratidão e do contentamento de acordo com o livro de Eclesiastes?

Qual é a relação entre verdade e alegria mencionada em 2 João 1:4?

O que a Bíblia diz sobre o julgamento e a justiça de Deus?


Livraria Católica