152. Que significa que a Igreja é sacramento universal de salvação?

Significa que é sinal e instrumento da reconciliação e da comunhão de toda a humanidade com Deus e da unidade de todo o género humano.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 774

774.A palavra gregamysterionfoi traduzida em latim por dois termos:mysterium e sacramentum.Na segunda interpretação, o termosacramentumexprime prevalentemente o sinal visível da realidade oculta da salvação, indicada pelo termomysterium.Neste sentido, o próprio Cristo é o mistério da salvação: «Nem há outro mistério senão Cristo (200). A obra salvífica da sua humanidade santa e santificadora é o sacramento da salvação, que se manifesta e actua nos sacramentos da Igreja (que as Igrejas do Oriente chamam também «os santos mistérios»). Os sete sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo derrama a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja que é o seu Corpo. A Igreja possui, pois, e comunica a graça invisível que significa: e é neste sentido analógico que é chamada «sacramento».

Parágrafo 775

775«A Igreja em Cristo é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano» (201). Ser sacramento daunião íntima do homem com Deus,eis a primeira finalidade da Igreja. E porque a comunhão dos homens entre si radica na união com Deus, a Igreja é, também, o sacramento daunidade do género humano.Nela, esta unidade já começou, pois reúne homens «de toda a nação, raça, povo e língua» (Ap7, 9). A Igreja é, ao mesmo tempo, «sinal e instrumento» da plena realização desta unidade, que ainda há-de vir.

Parágrafo 776

776.Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. «É assumida por Ele como instrumento da redenção universal»(202), «o sacramento universal da salvação»(203), pelo qual o mesmo Cristo «manifesta e simultaneamente actualiza o mistério do amor de Deus pelos homens»(204). É o «projecto visível do amor de Deus para com a humanidade»(205), segundo o qual Deus quer «que todo o género humano forme um só povo de Deus, se una num só Corpo de Cristo e se edifique num só templo do Espírito Santo»(206).

Parágrafo 780

780.A Igreja é, neste mundo, o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa “dar graças em todas as circunstâncias” em 1 Tessalonicenses 5:18?

Qual é a mensagem da visão celestial de Isaías sobre a glória do Senhor revelada em Isaías 40:1-31?

Como a passagem de Jó 38:1-11 revela a soberania de Deus em meio ao sofrimento?

O que significa a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo como consolador, de acordo com João 14:26?

O que Baruc 6:2-5 nos ensina sobre o perigo de confiar em nós mesmos em vez de confiar em Deus?

Qual a importância da gratidão na história da cura dos dez leprosos, descrita em Lucas 17:11-19?

Qual é a importância da oração e intercessão na vida cristã, segundo 1 Timóteo 2:1-4?


Livraria Católica