227. O que é o carácter sacramental?

É umseloespiritual, conferido pelos sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Ordem. Este selo é promessa e garantia da protecção divina. Em virtude de tal selo, o cristão é configurado a Cristo, participa de diversos modos no seu sacerdócio, e faz parte da Igreja segundo estados e funções diversas, sendo pois consagrado ao culto divino e ao serviço da Igreja. Dado que o carácter é indelével, os sacramentos que o imprimem recebem-se uma só vez na vida.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1121

1121.Os três sacramentos do Baptismo, Confirmação e Ordem conferem, além da graça, umcaráctersacramental ou «selo», pelo qual o cristão participa no sacerdócio de Cristo e faz parte da Igreja segundo estados e funções diversas. Esta configuração a Cristo e à Igreja, realizada pelo Espírito, é indelével (37), fica para sempre no cristão como disposição positiva para a graça, como promessa e garantia da protecção divina e como vocação para o culto divino e para o serviço da Igreja. Por isso, estes sacramentos nunca podem ser repetidos.


Acesse nossos estudos biblicos:

Justificação pela fé: o que a Bíblia diz? (Romanos 1:17)

Qual foi a história da morte violenta do Rei Amom e sua rebelião em 2 Reis 21-22?

O que podemos aprender sobre a teologia do sofrimento a partir da história de Jó descrita em Jó 1:1-22?

Qual é a batalha espiritual mencionada em 2 Timóteo 2:3-4 e como um cristão pode enfrentá-la?

Como a história de Judite, em particular, o episódio de sua astúcia em Judite 11:1-16, nos ensina estratégias de sobrevivência em tempos difíceis, segundo a Bíblia?

Qual é o exemplo de fé de Davi mencionado em Hebreus 11:32-40?

Qual é a história da cura da mulher com hemorragia em Marcos 5:25-34?


Livraria Católica