253. Como é prefigurado o Baptismo na Antiga Aliança?

Na Antiga Aliança encontram-se várias prefigurações do Baptismo:a água, fonte de vida e de morte;a arca de Noé, que salva por meio da água;a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egipto;a travessia do Jordão, que introduz Israel na terra prometida, imagem da vida eterna.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1217

1217.Na liturgia da Vigília Pascal, a quando dabênção da água baptismal,a Igreja faz solenemente memória dos grandes acontecimentos da história da salvação que prefiguravam já o mistério do Baptismo:

«Senhor nosso Deus: pelo vosso poder invisível, realizais maravilhas nos vossos sacramentos. Ao longo dos tempos, preparastes a água para manifestar a graça do Baptismo» (11).

Parágrafo 1218

1218.Desde o princípio do mundo, a água, esta criatura humilde e admirável, é a fonte da vida e da fecundidade. A Sagrada Escritura vê-a como «incubada» pelo Espírito de Deus (12):

«Logo no princípio do mundo, o vosso Espírito pairava sobre as águas, para que já desde então concebessem o poder de santificar» (13).

Parágrafo 1219

1219.A Igreja viu na arca de Noé uma prefiguração da salvação pelo Baptismo. Com efeito, graças a ela, «um pequeno grupo, ao todo oito pessoas, foram salvas pela água» (1 Pe3, 20):

«Nas águas do dilúvio, destes-nos uma imagem do Baptismo, sacramento da vida nova, porque as águas significam ao mesmo tempo o fim do pecado e o princípio da santidade» (14).

Parágrafo 1220

1220.Se a água de nascente simboliza a vida, a água do maré um símbolo da morte. Por isso é que podia prefigurar o mistério da cruz. E por este simbolismo, o Baptismo significa a comunhão com a morte de Cristo.

Parágrafo 1221

1221.É sobretudo a travessia do Mar Vermelho, verdadeira libertação de Israel da escravidão do Egipto, que anuncia a libertação operada pelo Baptismo:

«Aos filhos de Abraão fizestes atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho, para que esse povo, liberto da escravidão, fosse a imagem do povo santo dos baptizados» (15).

Parágrafo 1222

1222.Finalmente, o Baptismo é prefigurado na travessia do Jordão, graças à qual o povo de Deu- recebe o dom da terra prometida à descendência de Abraão, imagem da vida eterna. A promessa desta herança bem-aventurada cumpre-se na Nova Aliança.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que a Bíblia nos ensina sobre a sabedoria como um dom de Deus?

Como a soberania de Deus é retratada em meio ao caos em Lamentações 2:8-9?

Como a história de Rute nos ensina sobre integridade e honestidade?

A santidade do povo de Deus: Como a lei da santidade no livro de Números nos ensina a buscar a santidade em nossas vidas e em nossa comunidade de fé? (Números 19)

O que Tiago 5:7-11 nos ensina sobre a paciência em tempos de sofrimento?

Qual é a mensagem da visão celestial de Isaías sobre a glória do Senhor revelada em Isaías 40:1-31?

Qual é o significado do cântico de Davi em gratidão a Deus em 2 Samuel 22?


Livraria Católica