326. Qual é o efeito da Ordenação episcopal?

A Ordenação episcopal confere a plenitude do sacramento da Ordem, faz do Bispo o legítimo sucessor dos Apóstolos, insere-o no Colégio episcopal, partilhando com o Papa e os outros Bispos a solicitude por todas as Igrejas, e confere-lhe a missão de ensinar, santificar e governar.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1557

1557.O II Concílio do Vaticano «ensina que, pela consagração episcopal, se conferea plenitude do sacramento do Ordens,à qual o costume litúrgico da Igreja e a voz dos santos Padres chamam sumo sacerdócio e vértice ["summa"] do sagrado ministério» (36).

Parágrafo 1558

1558.«A consagração episcopal, juntamente com a função de santificar, confere também as funções de ensinar e governar [...] De facto, pela imposição das mãos e pelas palavras da consagração, a graça do Espírito Santo é dada e é impresso o carácter sagrado, de tal modo que os bispos fazem as vezes, de uma forma eminente e visível, do próprio Cristo, Mestre, Pastor e Pontífice, e actuam em vez d'Ele [«in Eius persona agant»]» (37). Por isso, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, os bispos foram constituídos verdadeiros e autênticos mestres da fé, pontífices e pastores» (38).


Acesse nossos estudos biblicos:

O que é a aliança com os romanos e a continuação da luta pela independência mencionada em 2 Macabeus 11:1-38?

O que a conquista de Samaria pelos assírios e a queda do Reino do Norte ensinam sobre a importância da obediência a Deus?

O que Tiago 5:7-11 nos ensina sobre a paciência em tempos de sofrimento?

Qual é o papel dos dons espirituais na edificação da igreja, de acordo com Efésios 4:7-16?

Como a história de Ester conta a história de redenção do povo judeu?

Como a oração é vista nos Salmos como expressão de dependência de Deus?

Qual é a relação entre verdade e alegria mencionada em 2 João 1:4?


Livraria Católica