359. Como é que o homem alcança a bem-aventurança?

O homem alcança a bem-aventurança em virtude da graça de Cristo, que o torna participante da vida divina. Cristo no Evangelho indica aos seus o caminho que conduz à felicidade sem fim: as Bem-aventuranças. A graça de Cristo opera também em cada ser humano que, seguindo a recta consciência, procura e ama o verdadeiro e o bem e evita o mal.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1716

1716.Asbem-aventuranças estão no coração da pregação de Jesus. O seu anúncio retorna as promessas feitas ao povo eleito, desde Abraão. A pregação de Jesus completa-as, ordenando-as, não já somente à felicidade resultante da posse duma tema, mas ao Reino dos céus:

«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a tema. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz. porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal de vós. Alegrai-vos e exultai, pois é grande nos céus a vossa recompensa» (Mt5, 3-12).

Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância da gratidão e do contentamento de acordo com o livro de Eclesiastes?

A criação do universo e do homem: O que o livro de Gênesis nos ensina? (Gênesis 1:1-31)

O que Jesus ensinou sobre o amor ao próximo? (Mateus 22:39)

Compreendendo a ira de Deus – Habacuque 1:2-4

A busca pela justiça divina: O exemplo de Tobias contra os opressores de Israel

O que a Bíblia ensina sobre o julgamento final de Deus e o que Malaquias 3:18 nos revela sobre isso?

O que a Bíblia diz sobre a justiça divina em Deuteronômio 32:4?


Livraria Católica