36. Porque é que a profissão de fé começa com «Creio em Deus»?

Porque a afirmação «Creio em Deus» é a mais importante, a fonte das outras verdades respeitantes ao homem, ao mundo e à nossa vida de crentes n’Ele.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 198

198.A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é «o Primeiro e o Último» (Is 44,6), o Princípio e o Fim de tudo. O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus.

Parágrafo 199

199.«Creio em Deus»: é esta a primeira afirmação da profissão de fé e também a mais fundamental. Todo o Símbolo fala de Deus; ao falar também do homem e do mundo, fá-lo em relação a Deus. Os artigos do Credo dependem todos do primeiro, do mesmo modo que todos os mandamentos são uma explicitação do primeiro. Os outros artigos fazem-nos conhecer melhor a Deus, tal como Ele progressivamente Se revelou aos homens. «Os fiéis professam, antes de mais nada, crer em Deus»(1).


Acesse nossos estudos biblicos:

A luta de Jacó com Deus: Qual é o significado dessa história para nós hoje?

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?

Qual é a importância de perseverar na fé, de acordo com 2 João 1:8?

Como Salomão se tornou o rei mais sábio que já existiu? Uma análise de 1 Reis 3.

O que é a profecia das setenta semanas em Daniel 9?

O que o livro de Oséias nos ensina sobre o amor inabalável de Deus pelo seu povo?

O poder da comunidade: a união do povo judeu em Ester (Ester 9:1-5)


Livraria Católica