378. O que são as virtudes humanas?

As virtudes humanas são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e a fé. Adquiridas e reforçadas por actos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1804

1804.Asvirtudes humanassão atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam o nosso procedimento segundo a razão e a fé. Conferem facilidade, domínio e alegria para se levar uma vida moralmente boa. Homem virtuoso é aquele que livremente pratica o bem. As virtudes morais são humanamente adquiridas. São os frutos e os germes de actos moralmente bons e dispõem todas as potencialidades do ser humano para comungar no amor divino.

Parágrafo 1810

1810.As virtudes humanas, adquiridas pela educação, por actos deliberados e por uma sempre renovada perseverança no esforço, são purificadas e elevadas pela graça divina. Com a ajuda de Deus, forjam o carácter e facilitam a prática do bem. O homem virtuoso sente-se feliz ao praticá-las.

Parágrafo 1811

1811.Não é fácil, ao homem ferido pelo pecado, manter o equilíbrio moral. O dom da salvação, que nos veio por Cristo, dá-nos a graça necessária para perseverar na busca das virtudes. Cada qual deve pedir constantemente esta graça de luz e de força, recorrer aos sacramentos, cooperar com o Espírito Santo e seguir os seus apelos a amar o bem e acautelar-se do mal.

Parágrafo 1834

1834.As virtudes humanas são disposições estáveis da inteligência e da vontade, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam o nosso procedimento segundo a razão e a fé. Podem ser agrupadas à roda das quatro virtudes cardiais: prudência, justiça, fortaleza e temperança.

Parágrafo 1839

1839.As virtudes morais desenvolvem-se pela educação, por actos deliberados e pela perseverança no esforço. A graça divina purifica-as e eleva-as.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a natureza imutável de Deus, de acordo com Malaquias 3:6?

Qual é a mensagem de Abdias 1:11 sobre a injustiça de Edom e a opressão aos fracos?

Qual é a importância da cura de Enéias e da ressurreição de Dorcas em Atos 9:32-43?

O que significa a expressão “vivemos pela fé, não pela visão” em 2 Coríntios 5:7?

Como a obediência a Deus pode levar à vitória: uma análise do cerco de Jericó (Josué 6)?

Qual é a importância da comunidade em meio ao sofrimento, de acordo com Jó 42:10-11?

A Luz do Mundo: Jesus é a luz que ilumina a escuridão (João 8:12)


Livraria Católica