384. O que são as virtudes teologais?

São as virtudes que têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da acção do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1812

1812.As virtudes humanas radicam nas virtudes teologais, que adaptam as faculdades do homem à participação na natureza divina (65). De facto, as virtudes teologais referem-se directamente a Deus e dispõem os cristãos para viverem em relação com a Santíssima Trindade. Têm Deus Uno e Trino por origem, motivo e objecto.

Parágrafo 1813

1813.As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão, Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna. São o penhor da presença e da acção do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade (66).

Parágrafo 1840

1840.As virtudes teologais dispõem os cristãos para viverem em relação com a Santíssima Trindade. Têm, Deus por origem, motivo e objecto – Deus conhecido pela fé, esperado e amado por Si mesmo.

Parágrafo 1841

1841.São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade(85).Informam e vivificam todas as virtudes morais.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que podemos aprender sobre a ira divina e a proteção dos justos no livro de Naum?

O que as passagens de Daniel 7 e 11 nos ensinam sobre o surgimento do anticristo?

O que a conquista de Samaria pelos assírios e a queda do Reino do Norte ensinam sobre a importância da obediência a Deus?

Como experimentar comunhão com Deus?

A intercessão de Moisés: Como a intercessão de Moisés por seu povo nos ensina sobre a oração e a misericórdia de Deus? (Êxodo 32-34)

O amor e a amizade: a importância dos relacionamentos na vida (Ec 4:9-12)

Qual é o papel dos dons espirituais na edificação da igreja, de acordo com Efésios 4:7-16?


Livraria Católica