408. O que é que comporta o bem comum?

O bem comum comporta: o respeito e a promoção dos direitos fundamentais da pessoa; o desenvolvimento dos bens espirituais e temporais das pessoas e da sociedade; a paz e a segurança de todos.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1907

1907.Supõe, em primeiro lugar, orespeito da pessoacomo tal. Em nome do bem comum, os poderes públicos são obrigados a respeitar os direitos fundamentais e inalienáveis da pessoa humana. A sociedade humana deve empenhar-se em permitir, a cada um dos seus membros, realizar a própria vocação. De modo particular, o bem comum reside nas condições do exercício das liberdades naturais, indispensáveis à realização da vocação humana: «Por exemplo, o direito de agir segundo a recta norma da sua consciência, o direito à salvaguarda da vida privada e à justa liberdade, mesmo em matéria religiosa» (28).

Parágrafo 1908

1908.Em segundo lugar, o bem comum exige obem-estar sociale odesenvolvimentoda própria sociedade. O desenvolvimento é o resumo de todos os deveres sociais. Sem dúvida, à autoridade compete arbitrar, em nome do bem comum, entre os diversos interesses particulares; mas deve tornar acessível a cada qual aquilo de que precisa para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, saúde, trabalho, educação e cultura, informação conveniente, direito de constituir família (29), etc.

Parágrafo 1909

1909.Finalmente, o bem comum implicaa paz,quer dizer, a permanência e segurança duma ordem justa. Supõe, portanto, que a autoridade assegure, por meios honestos, asegurançada sociedade e dos seus membros. O bem comum está na base do direito à legítima defesa, pessoal e colectiva.

Parágrafo 1925

1925. O bem comum inclui três elementos essenciais: o respeito e a promoção dos direitos fundamentais da pessoa; a prosperidade ou desenvolvimento dos bens espirituais e temporais da sociedade; a paz e a segurança do grupo e dos seus membros.


Acesse nossos estudos biblicos:

Como a soberania de Deus é retratada em meio ao caos em Lamentações 2:8-9?

Qual é a importância do propósito e da missão de Ester em Ester 4:14?

Como evitar a tentação da luxúria e do adultério (Provérbios 5:3-6)

Qual é a importância da ressurreição de Jesus e o que podemos aprender com sua aparição aos discípulos?

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?

A santidade do sacerdócio: Como a lei da santidade sacerdotal no livro de Números nos ensina sobre a importância da pureza e da dedicação na adoração a Deus? (Números 18:1-7)

A adoração em espírito e em verdade: O que o culto descrito no Levítico nos ensina sobre a adoração verdadeira a Deus? (Levítico 1-7; 10)


Livraria Católica