480. Que pede o Senhor a cada um em ordem à paz?

O Senhor, que proclama «bem-aventuradosos obreiros da paz» (Mt5, 9), pede a paz do coração e denuncia a imoralidade da ira, que é desejo de vingança pelo mal recebido, e do ódio, que leva a desejar o mal ao próximo. Estas atitudes, se voluntárias e consentidas em matéria de grande importância, são pecados graves contra a caridade.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2302

2302.Evocando o preceito «Não matarás» (Mt5, 21), nosso Senhor pede a paz do coração e denuncia a imoralidade da cólera assassina e do ódio: Airaé um desejo de vingança. «Desejar a vingança, para mal daquele que deve ser castigado, é ilícito»; mas impor uma reparação «para correcção do vício e para conservar o bem da justiça», isso é louvável (66). Se a ira for até ao desejo deliberado de matar o próximo ou de o ferir gravemente, ofende de modo grave a caridade, e é pecado mortal. O Senhor diz: «Quem se irar contra o seu irmão, será sujeito a julgamento» (Mt5, 22).

Parágrafo 2303

2303.Oódiovoluntário é contra a caridade. Odiar o próximo, querendo-lhe mal deliberadamente é pecado. É pecado grave, quando deliberadamente se lhe deseja um mal grave. «Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos céus...»(Mt5, 44-45).


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento em Miquéias 2:12-13?

Qual é a história da celebração da festa da dedicação (Hanukkah) descrita em 2 Macabeus 10:39-45?

Como a história de Judite, em particular, o episódio de sua astúcia em Judite 11:1-16, nos ensina estratégias de sobrevivência em tempos difíceis, segundo a Bíblia?

O pacto de Deus com Davi: um compromisso eterno (2 Samuel 7)

Qual é a responsabilidade dos líderes religiosos de acordo com Malaquias 2:7?

Como podemos fugir das aparências do mal, conforme descrito em 1 Tessalonicenses 5:22?

Qual é a importância da ressurreição de Jesus e o que podemos aprender com sua aparição aos discípulos?


Livraria Católica