517. Quais os deveres dos trabalhadores?

Devem realizar o seu trabalho, com consciência, competência e dedicação, procurando resolver, com o diálogo, eventuais controvérsias. O recurso à greve não violenta é moralmente legítimo quando se apresenta como instrumento necessário, em vista dum benefício proporcionado e tendo em conta o bem comum.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2435

2435.Agreveé moralmente legítima, quando se apresenta como recurso inevitável, senão mesmo necessário, em vista dum benefício proporcionado. Mas torna-se moralmente inaceitável quando acompanhada de violências, ou ainda quando por feita com objectivos não directamente ligados às condições de trabalho ou contrários ao bem comum.


Acesse nossos estudos biblicos:

Como a justiça e a misericórdia de Deus são reveladas em Isaías? (Isaías 58:1-14)

A luta de Jacó com Deus: Qual é o significado dessa história para nós hoje?

Qual é a importância de ser fiel à sã doutrina?

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?

A lei do perdão: O que a lei do perdão no Levítico nos ensina sobre a misericórdia e a justiça de Deus? (Levítico 19:17-18)

O maná no deserto: Como Deus forneceu o maná para o seu povo no deserto e o que isso nos ensina sobre sua provisão? (Êxodo 16)

O que é a aliança com os romanos e a continuação da luta pela independência mencionada em 2 Macabeus 11:1-38?


Livraria Católica