53. Para que foi criado o mundo?

O mundo foi criado para a glória de Deus, que quis manifestar e comunicar a sua bondade, verdade e beleza. O fim último da criação é que Deus, em Cristo, possa ser «tudo em todos» (1 Cor 15,28), para a sua glória e para a nossa felicidade.

«A Glória de Deus é o homem vivo e a vida do homem
é a visão de Deus»
(Santo Ireneu).


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 293

293.É uma verdade fundamental, que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: «O mundo foi criado para glória de Deus» (118). Deus criou todas as coisas, explica São Boaventura,«non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam –Não para aumentar a Sua glória, mas para a manifestar e para a comunicar » (119). Para criar, Deus não tem outra razão senão o seu amor e a sua bondade:«Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt –Ascriaturas saíram da mão (de Deus) aberta pela chave do amor» (120). E o I Concílio do Vaticano explica:

«Na sua bondade e pela sua força omnipotente, não para aumentar a sua felicidade nem para adquirir a sua perfeição, mas para a manifestar pelos bens que concede às suas criaturas, Deus, no seu libérrimo desígnio, criou do nada simultaneamente e desde o princípio do tempo uma e outra criatura — a espiritual e a corporal» (121).

Parágrafo 294

294.A glória de Deus está em que se realize esta manifestação e esta comunicação da sua bondade, em ordem às quais o mundo foi criado. Fazer de nós «filhos adoptivos por Jesus Cristo. Assim aprouve à sua vontade,para que fosse enaltecida a glóriada sua graça» (Ef1, 5-6): «Porque a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus: se a revelação de Deus pela criação já proporcionou a vida a todos os seres que vivem na terra, quanto mais a manifestação do Pai pelo Verbo proporciona a vida aos que vêem a Deus!» (122). O fim último da criação é que Deus Pai, «criador de todos os seres, venha finalmente a ser 'tudo em todos'(1 Cor15, 28),provendo, ao mesmo tempo, à sua glória e à nossa felicidade»(123).

Parágrafo 319

319.Deus criou o mundo para manifestar e comunicar a sua glória. Que as criaturas partilhem da sua verdade, da sua bondade e da sua beleza – eis a glória, para a qual Deus as criou.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é o significado de ser “irrepreensível” de acordo com a passagem de 2 Pedro 3:14?

O que significa a afirmação “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho” em João 3:16?

Como a história da Anunciação pode nos inspirar a confiar em Deus (Lucas 1:26-38)

Qual é a mensagem da visão celestial de Isaías sobre a glória do Senhor revelada em Isaías 40:1-31?

Por que a Bíblia nos adverte sobre a necessidade de evitar a inveja e o ciúme, como mencionado em Provérbios 14:30, e como podemos aplicar esse ensinamento em nossas vidas?

O que a Bíblia diz sobre o julgamento e a justiça de Deus?

A dedicação do Templo de Jerusalém: análise da cerimônia (1 Crônicas 22-29)


Livraria Católica