533. Qual é o maior desejo do homem?

O maior desejo do homem é ver a Deus. Este é o grito de todo o seu ser: «Quero ver a Deus!». De facto, o homem realiza a verdadeira e perfeita felicidade na visão e na bem-aventurança d’Aquele que o criou por amor e o atrai a Si no seu infinito amor.

«Aquele que vê a Deus, obteve todos os bens que se podem imaginar»(S. Gregório de Nisa)


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2548

2548.O desejo da verdadeira felicidade liberta o homem do apego imoderado aos bens deste mundo, e terá a sua plenitude na visão beatífica de Deus. «A promessa de ver a Deus ultrapassa toda a bem-aventurança. [...] Na Escritura, ver é possuir. [...] Por isso aquele que vê a Deus obteve todos os bens que se possam imaginar» (290).

Parágrafo 2549

2549.Resta ao povo santo lutar, com a graça do Alto, para alcançar os bens que Deus promete. Para possuir e contemplar a Deus, os fiéis de Cristo mortificam os seus maus desejos e, com a graça do mesmo Deus, triunfam das seduções do prazer e do poder.

Parágrafo 2550

2550.Neste caminho da perfeição, o Espírito e a Esposa chamam quem os escuta (291) à comunhão perfeita com Deus:

«Ali será a verdadeira glória; ninguém ali será louvado por engano ou por lisonja; as verdadeiras honras não serão nem recusadas aos que as merecem, nem dadas aos indignos delas; aliás, não haverá ali indigno que as pretenda, pois só os dignos lá serão admitidos. Ali reinará a verdadeira paz; ninguém terá oposição, nem de si mesmo nem dos outros. O próprio Deus será a recompensa da virtude, Ele que a deu e Se lhe prometeu como recompensa, a maior e melhor que possa existir: [...] "Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" (Lv26, 12) [...] É também este o sentido das palavras do Apóstolo: "Para que Deus seja tudo em todos"(I Cor15, 28). Ele mesmo será o fim dos nossos desejos, Ele que nós havemos de contemplar sem fim, de amar sem saciedade, de louvar sem cansaço. É este dom, este afecto, esta ocupação serão, sem dúvida, comuns a todos como a vida eterna» (292).

Parágrafo 2557

2557.O homem de desejo diz: «Quero ver a Deus», sede de Deus é saciada pela água da vida eterna (293).


Acesse nossos estudos biblicos:

A importância da esperança em Lamentações: como ela nos sustenta em meio à adversidade (Lamentações 3:25)?

Qual é a imagem de Deus como pastor em Ezequiel 34?

Qual é a importância da coragem e ousadia, de acordo com Provérbios 28:1?

Como a soberania de Deus é retratada em meio ao caos em Lamentações 2:8-9?

Qual é a mensagem de Jeremias sobre o amor incondicional de Deus?

O que Tiago 5:7-11 nos ensina sobre a paciência em tempos de sofrimento?

A Torre de Babel: O que essa história nos ensina sobre a soberania de Deus? (Gênesis 11:1-9)


Livraria Católica