59. O que é que Deus criou?

A Sagrada Escritura diz: «No princípio Deus criou o céu e a terra» (Gn1,1). A Igreja, na sua profissão de fé, proclama que Deus é o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis: de todos os seres espirituais e materiais, isto é, dos anjos e do mundo visível, e em particular do homem.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 325

325.O Símbolo dos Apóstolos professa que Deus é «Criador do céu e da terra» (162). E o Símbolo Niceno-Constantinopolitano explicita: «... de todas as coisas, visíveis e invisíveis» (163).

Parágrafo 326

326.Na Sagrada Escritura, a expressão «céu e terra» significa: tudo o que existe, a criação inteira. Indica também o laço que, no interior da criação, ao mesmo tempo une e distingue céu e terra: «a terra» é o mundo dos homens (164); «o céu» ou «os céus» pode designar o firmamento (165), mas também o «lugar» próprio de Deus: «Pai nosso que estais nos céus» (Mt5, 16)(166), e, por conseguinte, também «o céu» que é a glória escatológica. Finalmente, a palavra «céu» indica o «lugar» das criaturas espirituais – os anjos – que rodeiam Deus.

Parágrafo 327

327.A profissão de fé do quarto Concílio de Latrão afirma que Deus, «desde o princípio do tempo, criou do nada ao mesmo tempo uma e outra criatura, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre. Depois criou a criatura humana, que participa das duas primeiras, formada, como é, de espírito e corpo» (167).


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa se submeter à disciplina de Deus, de acordo com Hebreus 12:5-11?

Qual é a mensagem de Ezequiel sobre a responsabilidade individual perante Deus?

Qual é a importância da ressurreição de Jesus e o que podemos aprender com sua aparição aos discípulos?

Qual é a importância do testemunho cristão?

O que a Bíblia nos ensina sobre a sabedoria como um dom de Deus?

Qual é a crítica contra a confiança na força militar em vez de Deus em Amós 2:14-16?

Como Salomão se tornou o rei mais sábio que já existiu? Uma análise de 1 Reis 3.


Livraria Católica