Abismo

O Abismo na Bíblia: Significado e Representações

O termo “abismo” é usado com frequência na Bíblia para descrever profundidade e grandeza, bem como lugares de purificação e mal. Ele é mencionado tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, sendo usado para se referir às águas do mar, fontes e profundezas da terra. Na Bíblia, o abismo também é frequentemente associado ao poder de Deus, que controla suas águas e o usa para julgar ou purificar.

– Grande profundeza na terra, onde estariam contidas as imensas águas do mar e das fontes em geral:

Gn 1,2: A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo.

Gn 7,11: No ano seiscentos da vida de Noé […] romperam-se todas as fontes do grande abismo.

Gn 8,2: As fontes do abismo fecharam-se, assim como as barreiras do céu, e foram retidas as chuvas.

Ex 15,5: O abismo os cobriu; afundaram-se nas águas como pedra.

Dt 8,7: Vai conduzir-te a uma terra excelente, cheia de torrentes, de fontes e de águas profundas.

Sl 10,3: Quando os próprios fundamentos se abalam, que pode fazer ainda o justo?

Ez 31,4: As águas fizeram-no crescer; o abismo fê-lo altear-se.

Is 51,10: Não foste tu que secaste o mar e estancaste as águas do grande abismo?

– Por extensão, emprega-se para indicar abundância e grandeza:

Gn 49,25: Com as bênçãos do céu altíssimo, com as bênçãos do profundo abismo, com as bênçãos dos peitos e do seio.

Sl 35,7: Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juízos são profundos como o mar.

– Às vezes são-lhe atribuídas qualidades e gestos humanos; inclusive são convidados seus “habitantes” a louvarem ao Senhor. Seu uso em sentido figurado mostra o poder do Senhor sobre ele:

Jó 28,14: O abismo diz: “Ela não está em mim”.

Jó 41,23: Deixa atrás de si um sulco luminoso, como se o abismo tivesse cabeleira branca.

Sl 41,8: Uma vaga traz outra no fragor das águas revoltas, todos os vagalhões de vossas torrentes passaram sobre mim.

Ct 8,7: As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios o poderiam submergir.

Is 51,10: Não foste tu que secaste o mar e estancaste as águas do grande abismo?

Hab 3,10: Cai uma tromba-d’água, o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta as mãos para o alto.

– Em Gênesis, de cara se fala dele. É preenchido pelas águas inferiores. Já em Gn 7,1-17 separa-se das águas que ficam acima do firmamento. Sobre ambos, de novo, se expressa o poder de Deus:

Gn 1,6-7: Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras”.

Gn 7,1-17: Romperam-se naquele dia todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as barreiras do céu.

– Progressivamente o mar se tornou sinônimo do lugar do mal. Nele moram os demônios e os mortos. Conforme a mentalidade judaica, São Pedro o chama de lugar das trevas do inferno; com semelhante crença o qualifica o autor do Apocalipse; inclusive diz que não haverá mais o mar (o mal):

Lc 8,31: E pediam-lhe que não os mandasse ir para o abismo.

Rm 10,7: Quem descerá ao abismo?

2Pd 2,4: Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno.

Ap 9,1.11: Vi então uma estrela cair do céu na terra, e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

Ap 11,7: A Fera que sobe do abismo lhes fará guerra, os vencerá e os matará.

Ap 17,8: A Fera que tu viste era, mas já não é; ela deve subir do abismo.

Ap 20,1-2: Vi, então, descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande algema.

Ap 21,1: O primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.

O abismo é um tema recorrente na Bíblia que é usado para evocar ideias de profundidade, grandeza, purificação e mal. Suas menções nos livros do Antigo e Novo Testamento reforçam o poder de Deus e a relação do homem com o mar e o mundo natural.

– Ver GEENA, INFERNO.


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