Apócrifos

Os livros não canônicos na Bíblia Católica: sua importância histórica e cultural

Os livros não canônicos da Bíblia Católica são aqueles que não foram incluídos na lista oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Apesar de não terem sido considerados inspirados, estes livros possuem grande valor devido à sua contribuição para o conhecimento do entorno cultural, histórico e social da época. Neste artigo, vamos explorar esses livros e seu papel na Bíblia.

– Em religião, são aqueles livros que não foram incluídos na lista (cânon) da Igreja Católica Apostólica Romana (por isso são chamados livros não canônicos), escritos entre os séculos 2 a.C. e 2d.C. Todavia, seu valor é enorme por causa de sua contribuição para o conhecimento do entorno cultural, histórico e social daquela época. Há livros tanto da época do AT quanto do NT.

– Na Bíblia católica há alguns livros chamados de deuterocanônicos porque foram admitidos no cânon numa segunda lista, também tidos como inspirados. Todavia, são considerados pelas igrejas protestantes como apócrifos. São eles: Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, partes de Ester e de Daniel e Baruc.

Embora os livros não canônicos não sejam considerados inspirados pela Igreja Católica Apostólica Romana, eles ainda possuem grande importância devido à sua contribuição para o conhecimento do entorno histórico, cultural e social da época. Sua leitura pode nos dar uma melhor compreensão da Bíblia e do contexto em que foi escrita.


Livraria Católica