Corpo Místico

Entendendo a união dos cristãos como o Corpo Místico de Cristo

A imagem do Corpo Místico é usada por São Paulo para ilustrar a união entre Cristo e os cristãos. Ele destaca a diversidade dos membros, mas a admirável unidade do conjunto. Neste artigo, vamos explorar como os cristãos formam um só corpo em Cristo e são membros uns dos outros, unidos por meio do batismo e da Eucaristia.

– São Paulo usa a imagem do corpo para indicar a união de Cristo com os cristãos, frisando que a diversidade dos membros não impede a admirável unidade do conjunto; e o mesmo apóstolo fala de Cristo prolongado através dos cristãos, que são seus membros: os cristãos formam um só corpo em Cristo e são membros uns dos outros:

Rm 12,4s: Assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo.

– Os cristãos são o corpo de Cristo e cada um é um de seus membros:

1Cor 12,12-27: Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo […] formam um só corpo.

Ef 5,29s: Ninguém […] aborreceu a sua própria carne […] cada qual a alimenta […] porque somos membros de seu corpo

– E passam a fazer parte do corpo místico em virtude do batismo:

1Cor 12,13: Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo.

– E da Eucaristia:

1Cor 10,16-17: Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo.

– É união real como o é a união do corpo com os membros:

1Cor 6,15: Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?

1Cor 12,12-13: Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo.

Ef 5,30: Porque somos membros de seu corpo.

Cl 3,15: Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo.

– O corpo de Cristo é a Igreja, e Cristo é a cabeça desse corpo místico:

Ef 1,23: Que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.

Ef 5,23: Pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.

Cl 1,18.24: Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja.

Cl 2,19: Não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo o corpo […] se alimenta e cresce.

– Todo o corpo recebe unidade da cabeça:

Ef 4,11-16: Cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo.

Cl 2,19: Não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo o corpo […] se alimenta e cresce.

– Em Cristo somos membros uns dos outros:

Rm 12,4-5: Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros.

– Com carismas para o bem comum:

1Cor 12,17-30: Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros – corpo de Cristo é a Igreja.

Ef 1,22-23: Constituiu chefe supremo da Igreja, que é o seu corpo, o receptáculo.

Cl 1,18: Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja.

– Cristo é a cabeça:

Ef 1,22: E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja.

Ef 4,15-16: Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo.

Cl 1,18: E é a Cabeça do corpo, da Igreja.

Cl 2,19: Não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo o corpo.

– Os crentes são todos um só homem novo:

Ef 2,14-22: Ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova.

– Como se vê, na Carta aos Efésios, São Paulo desenvolve notavelmente o tema do corpo místico. A finalidade da carta é explicar o “mistério” por excelência, ou o desígnio secreto de Deus –concebido desde toda a eternidade e realizado no Evangelho – de salvar todos os homens, sem distinção, unindo-os a Cristo por um laço tão íntimo que eles sejam nele e com ele um só corpo místico. O mistério da incorporação a Cristo é:

Concebido por Deus desde toda a eternidade:

Ef 1,3-14: Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre.

O Pai nos abençoou a todos em Cristo:

Ef 1,3: Do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo.

Tendo nós sido escolhidos nele e predestinados à filiação adotiva:

Ef 1,5: No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo.

Com a intervenção do Filho:

Ef 1,7: Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados.

A graça que Deus derramou sobre nós:

Ef 1,8s: Derramou profusamente sobre nós, em torrentes

de sabedoria e de prudência.

É sua intenção de tudo resumir em Cristo na plenitude dos tempos:

Ef 1,10: Para realizá-lo na plenitude dos tempos – desígnio de reunir em Cristo todas as coisas.

Consequentemente, os judeus abraçam a fé e, em seguida, os gentios recebem os mesmos dons do Espírito Santo, realizados na Igreja:

Ef 1,13s: O Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo.

Expresso pelo pedido do apóstolo a Deus para que dê aos fiéis, sem cessar, o espírito de sabedoria e de luz, a fim de que eles compreendam aquilo que devem a Cristo, chefe incomparável da Igreja que é seu complemento:

Ef 1,16-22s: Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações.

Jesus rompeu a barreira que separava judeus e gentios, unindo-os em um só corpo:

Ef 2,13-17: Reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz.

Paulo redobra suas súplicas, para que Deus fortifique “o homem interior” dos neófitos e lhes faça apreciar a grandeza e a profundidade desse mistério e o incompreensível amor de Cristo:

Ef 3,14-19: Conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

A união dos cristãos como o Corpo Místico de Cristo é uma união real, assim como o é a união do corpo com os membros. Os cristãos são membros uns dos outros, com carismas para o bem comum, e Cristo é a cabeça desse corpo místico, da qual todo o corpo se alimenta e cresce. É importante compreender e viver essa união para cumprir a Lei de Cristo.

– Ver CARISMA, IGREJA.


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