Hissope

A importância do Hissope na Bíblia

O Hissope é uma planta mencionada diversas vezes na Bíblia, sendo usada como um meio de purificação e proteção. Ao longo da história, o Hissope foi usado tanto para aspergir o povo com água benta quanto para aspergir sangue de animais oferecidos ao Senhor. Neste texto, vamos explorar a importância do Hissope na Bíblia e seu significado simbólico.

– Com um ramo desta planta outrora se aspergia o povo com água. O nome migrou para o aspersório de metal usado hoje para aspergir os fiéis com água benta em certas ocasiões do ano litúrgico:

Sl 50,9: Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.

– No AT aspergia-se o povo com sangue dos animais oferecidos ao Senhor para que, desse modo, o povo todo pudesse participar do sacrifício:

Ex 24, 8: Moisés tomou o sangue para aspergir com ele o povo: “Eis […] o sangue da aliança que o Senhor fez convosco”.

– Também dessa maneira se aspergiam pessoas e objetos para serem purificados para o Senhor

Nm 19,18: Um homem puro, depois de ter molhado nela um hissopo, aspergirá com ele a tenda, todo o seu mobiliário.

– Na instituição da Páscoa, o sangue do cordeiro, aspergido nos umbrais das portas, serviu de proteção contra o anjo exterminador:

Ex 12,22: Tomareis um feixe de hissopo, o ensopareis no sangue[…] e aspergireis com esse sangue a moldura.

O Hissope é uma planta que tem um papel importante na Bíblia, sendo usado como um meio de purificação e proteção. Seu uso simbólico, como a aspersão de sangue no umbral das portas, nos mostra a importância da purificação espiritual e a necessidade de proteção contra o mal. Ainda hoje, o Hissope é usado em cerimônias religiosas, lembrando-nos da importância de manter nossas almas puras e nos proteger contra o mal.


Livraria Católica