Imagens

Entendendo a proibição de imagens na Bíblia

A proibição de imagens na Bíblia é uma questão complexa que tem sido interpretada de várias maneiras ao longo dos anos. No Êxodo e no Deuteronômio, a proibição se aplica especificamente às imagens cultuais dos deuses estrangeiros. No Novo Testamento, a palavra ‘imagem’ é usada para se referir à expressão autêntica e adequada de Deus através de Cristo. Neste texto, vamos explorar as diferentes interpretações e significados da proibição de imagens na Bíblia.

– A proibição do Êxodo e do Deuteronômio aplica-se às imagens cultuais. No NT, a palavra imagem é usada às vezes no sentido de expressão autêntica e adequada:

Ex 20,4s: Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra.

Dt 4,15s: No dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou do seio do fogo em Horeb, não vistes figura alguma.

– Paulo diz, por exemplo, que Cristo é a imagem de Deus:

2Cor 4,4: A luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Cl 1,15: Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a Criação.

Cl 3,10: E vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou.

– Outras vezes, indica subordinação de uma ordem inferior a outra superior. Por exemplo, o cristão em relação a Cristo:

Rm 8,29: Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.

– A vida terrestre em relação às realidades espirituais:

1Cor 15,49: Como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do homem celestial.

2Cor 3,18: Mas todos nós temos o rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor.

– Nesse sentido, se diz que o homem foi criado à imagem de Deus:

Gn 1,26s: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar.

Gn 5,1: Quando Deus criou o homem, ele o fez à imagem de Deus.

Gn 9,6: Aquele que derramar o sangue humano terá seu próprio sangue derramado […] porque Deus fez o homem à sua imagem.

Sb 2,23: Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza.

Eclo 17,1: Deus criou o homem da terra, formou-o segundo a sua própria imagem.

– Tanto no Êxodo como no Deuteronômio, a proibição de imagens refere-se às imagens dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e de figuras de deuses falsos que tomavam formas de pessoas, de animais, de astros etc.

– Tanto é assim que o próprio Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Essa imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz:

Jo 3,14s: Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem.

– Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório:

Ex 25,18ss: Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa.

– Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer também querubins e outras figuras, entre as quais leões e bois: nem por isso o templo foi do desagrado de Deus:

1Rs 7,29: Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente.

– Com essas proibições, Deus procurava proteger o pequeno povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso à idolatria, do perigo dessa mesma idolatria. Uma coisa é imagem, outra é ídolo.

Em resumo, a proibição de imagens na Bíblia se refere especificamente às imagens cultuais dos deuses estrangeiros e não às imagens em geral. No Novo Testamento, a palavra ‘imagem’ é usada para se referir à expressão autêntica e adequada de Deus através de Cristo. É importante entender essas nuances ao interpretar as Escrituras, para evitar mal-entendidos e interpretações equivocadas.


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