Entendendo a Lei (Torá) na Bíblia: um conjunto de prescrições morais, jurídicas e cultuais
A Lei, também conhecida como Torá, é o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) atribuídos a Moisés e vistos como expressão especial da vontade de Deus. A Lei é vista como um vínculo da aliança entre Deus e o povo de Israel, e contém prescrições morais, jurídicas e cultuais, que foram dadas para guiar e orientar o povo na vida diária. Moisés é visto como o mediador da Lei e como alguém que a atualiza no tempo.
– Entende-se por Lei (Torá) o conjunto do Pentateuco, isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) atribuídos a Moisés e tomados como expressão especial da vontade de Deus:
Sl 18,8-9: A Lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples.
Sl 118: Felizes aqueles cuja vida é pura, e seguem a Lei do Senhor.
Mt 12,5: Não lestes na Lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no templo o descanso do sábado.
Lc 2,32-33.39: Como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel.
At 7,53: Vós que recebestes a Lei pelo ministério dos anjos e não a guardastes.
– A Lei é vínculo da aliança:
Ex 19,7: Veio Moisés e, convocando os anciãos do povo, comunicoulhes as palavras que o Senhor lhe ordenara repetir.
Ex 23,21: E ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta.
Ex 24,7: Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse”.
Lv 26,14-45: Mas se não me escutardes e não guardardes os meus mandamentos […] e vossa alma aborrecer as minhas leis.
Dt 28,15-68: Se não praticares cuidadosamente todos os seus mandamentos […] virão sobre ti […] todas estas maldições.
Js 24,21-22: “Não”, clamou o povo, “porque é ao Senhor que nós queremos servir!”.
2Rs 23,2: Leu, então, diante deles, o texto completo do Livro da Aliança que fora descoberto no Templo do Senhor.
– E contém prescrições morais:
Ex 20,1-17: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
Dt 5,6-21: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão.
– Jurídicas e cultuais: cf. o livro do Levítico.
– Moisés é dela o mediador:
Jo 1,17: Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Gl 3,19: Então, que é a Lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões.
– E a atualiza no tempo:
Dt 5,2-21: O Senhor, nosso Deus, fez um pacto conosco em Horeb.
Dt 12–28: Estas são as leis e preceitos que devereis observar na terra que o Senhor, o Deus de vossos pais, vos deu.
2Rs 18,3-4: Procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
2Rs 21,1–23,5: Manassés tinha doze anos quando começou a reinar e reinou durante cinquenta e cinco anos em Jerusalém.
– A Lei permeia todo o AT:
Dt 8,11: Guarda-te de esquecer o Senhor […] negligenciando a observância de suas ordens, seus preceitos e suas leis.
Dt 33,10: Ensinam vossos preceitos a Jacó e vossa Lei a Israel; apresentam o incenso ao vosso olfato.
1Mc 1,41-63: O rei Antíoco publicou para todo o reino um edito, prescrevendo que todos os povos formassem um único povo.
2Mc 6,18-28: Certo homem já de idade avançada […], Eleazar, que se sentava no primeiro lugar entre os doutores da Lei.
Eclo 24,8-23: Sozinha percorri a abóbada celeste, e penetrei nas profundezas dos abismos.
Jr 5,4-5: São apenas vulgares e insensatos, porque não conhecem os caminhos do Senhor, a Lei do seu Deus.
Jr 11,1-12: Ouvi o texto desta aliança e o transmiti ao povo de Judá.
Ez 22,1-16.26: E tu, filho do homem, […] não julgarás esta cidade sanguinária?
Dn 7,25: Proferirá insultos contra o Altíssimo, e formará o projeto de mudar os tempos e a Lei.
Os 4,6: Já que esqueceste a Lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.
– Os profetas anunciam que será escrita nos corações:
Jr 31,33: Eu lhe incutirei a minha Lei; eu a gravarei em seu coração.
Ez 36,26-27: Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo.
– Com a vinda de Jesus, a lei trazida por ele aperfeiçoa e completa a lei antiga:
Mt 5,17-18: Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas.
Rm 8,1-2: A Lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte.
Rm 10,4: Porque Cristo é o fim da Lei, para justificar todo aquele que crê.
Gl 3: Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?
– E a supera:
Rm 6,14: O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a Lei, e sim sob a graça.
Rm 7,4: Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a Lei, pelo sacrifício do corpo de Cristo.
Gl 2,19: Na realidade, pela fé eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus.
Hb 7,18: Com isso, está abolida a antiga legislação, por causa de sua ineficácia e inutilidade.
– Pela Nova Aliança:
Mt 26,28: Porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.
Lc 22,20: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós.
1Cor 11,25: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.
Hb 8,6-8.13 Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador.
– Em Paulo, a Lei não pode levar à perfeição:
Hb 7,19: Pois a Lei nada levou à perfeição. Apenas foi portadora de uma esperança melhor que nos leva a Deus.
– Mas desenvolve uma função pedagógica:
Gl 3,19-27: Na realidade, pela fé eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo.
– Não é por si mesma causa de pecado:
Rm 7,13-24: Foi o pecado que, para se mostrar realmente pecado, acarretou para mim a morte por meio do que é bom.
– Por si ela é santa e boa:
Rm 7,16: E, se faço o que não quero, reconheço que a Lei é boa.
1Tm 1,8: Sabemos que a Lei é boa, contanto que se faça dela uso legítimo.
– Mas por meio dela se tem experiência maior do pecado e da transgressão:
Rm 3,19: Ora, sabemos que tudo o que diz a Lei, di-lo aos que estão sujeitos à Lei, para que toda boca fique fechada.
– E, portanto, se pode também dizer que é poder do pecado:
Rm 7,7-8: Que diremos, então? Que a Lei é pecado? De modo algum. Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei.
1Cor 15,56: Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.
– O valor da Lei é limitado à duração da vida humana:
Rm 7,1: Ignorais, irmãos, que a Lei só tem domínio sobre o homem durante o tempo que vive?
Hb 9,16-17: Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
– Não é para os justos, mas para os injustos:
1Tm 1,9-10: E se tenha em conta que a Lei não foi feita para o justo, mas para os transgressores e os rebeldes.
– Ninguém será justificado pelas obras da Lei, mas sim pela fé em Jesus Cristo:
Rm 1,16s: Não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê.
Gl 2,16: Sabemos, contudo, que ninguém se justifica pela prática da Lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo.
– A lei natural:
At 14,16: Ele permitiu nos tempos passados que todas as nações seguissem os seus caminhos.
Rm 1,19s: Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o leem em si mesmos, pois Deus lhes revelou com evidência.
Rm 2,14s: Os pagãos, que não têm a Lei, fazendo naturalmente as coisas que são da Lei.
A Lei é um importante aspecto da Bíblia e da fé judaica e cristã. Ela fornece orientação e direção para a vida diária, e suas prescrições morais, jurídicas e cultuais são fundamentais para entender as expectativas e os valores de Deus. Embora a Lei tenha sido dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo, que atualizou e completou a Lei. A compreensão da Lei é fundamental para aprofundar nossa fé e seguir os ensinamentos de Deus.
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