Oráculo

Oráculo na Antiguidade: Entendendo a prática proibida pelos israelitas e a importância de recorrer a Javé

Na Antiguidade pagã, o oráculo era a resposta de uma divindade a quem a consultava através de adivinhos, pitonisas, sacerdotes, necromantes, entre outros. Entretanto, os israelitas eram proibidos de praticar tal prática. Este texto irá explorar a proibição do oráculo entre os israelitas e a importância de recorrer somente a Javé, por meio de sacerdotes e profetas.

– Na Antiguidade pagã, era a resposta de uma divindade a quem a consultava através de adivinhos, pitonisas, sacerdotes, necromantes, etc.

– Aos israelitas era proibida essa prática:

Lv 19,26.31: Não comereis nada que contenha sangue. Não praticareis a adivinhação nem a magia.

Dt 18,10-14: Não se ache no meio de ti […] quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo.

Is 8,19: Se vos disserem: Consultai os espíritos dos mortos, os adivinhos, os que conhecem segredos.

Jr 27,9: Não escuteis, portanto, vossos profetas e adivinhos, nem vossos vaticinadores.

Jr 29,8: Não vos deixeis engodar pelos profetas que se acham entre vós, nem pelos adivinhos.

– Deviam recorrer somente a Javé, por meio de sacerdotes e profetas (ou videntes):

Nm 12: “Ouvi bem”, disse ele, “o que vou dizer: Se há entre vós um profeta”.

Dt 18,15-22: O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu.

1Sm 9,9-10: Antigamente, em Israel, todo o que ia consultar a Deus, dizia: “Vinde, vamos ao vidente”.

– As fórmulas que costumeiramente indicavam a presença de Javé eram: “oráculo do Senhor”, “assim fala o Senhor” e “Palavra do Senhor”:

1Sm 2,30: Por isso, eis o que diz o Senhor, Deus de Israel.

1Rs 20,13: Eis o que diz o Senhor: “Vês esta imensa multidão?”.

2Rs 9,26: Tão certo como ontem vi correr o sangue de Nabot e o sangue de seus filhos – Palavra do Senhor!

2Rs 19,33: Mas voltará pelo caminho por onde veio, sem entrar na cidade – oráculo do Senhor.

Jr 1,8: Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te – oráculo do Senhor.

Jr 2,2: Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém estas palavras –oráculo do Senhor.

Jr 22,24: Pela minha vida! – oráculo do Senhor.

Jr 23,31: Vou pedir contas aos profetas, cujas línguas não vacilam em proclamar: oráculo do Senhor.

Ez 13,6: Veem só visões disparatadas, só fazem predições enganosas, eles que dizem: oráculo do Senhor.

Ez 20,5: Dize-lhes: eis o que diz o Senhor Javé: no dia em que fiz a escolha de Israel.

Am 2,6: Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime de Israel.

– Nem deviam recorrer mais aos deuses domésticos (os terafins), e tirar a sorte com o Urim e o Tumim, durante algum tempo permitidos:

Gn 31,19: Raquel, aproveitando um momento em que seu pai fora tosquiar suas ovelhas, roubou os terafins de seu pai.

Ex 28,30: No peitoral de julgamento porás o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o peito de Aarão.

Nm 27,21: Ele se apresentará ao sacerdote Eleazar, que consultará por ele o oráculo de Urim.

1Sm 14,41-42: Jônatas e Saul foram designados pela sorte e o povo ficou livre.

Ne 7,65: Até que se pudesse encontrar um sacerdote qualificado para consultar Deus pelo Urim e Tumim.

– Pois havia a prática, vinda de outros povos, de consultar a Deus tirando a sorte, por observação das vítimas sacrificadas, ou, ainda, pela auscultação dos mortos:

Gn 4,4: Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele.

Js 7,14-15: Vireis amanhã, tribo por tribo; a tribo que for designada pelo Senhor se apresentará família por família.

1Sm 19,20: Saul mandou homens para prendê-lo, mas quando viram a comunidade dos profetas em delírio.

1Sm 28,13-14: E o rei: “Não temas! Que vês?”. A mulher: “Vejo um deus que sobe da terra”.

At 1,24-25: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste.

Em resumo, os israelitas eram proibidos de praticar a prática do oráculo e devem recorrer somente a Javé, por meio de sacerdotes e profetas. As fórmulas que indicavam a presença de Javé eram “oráculo do Senhor”, “assim fala o Senhor” e “Palavra do Senhor”. É importante lembrar também que os israelitas não deviam recorrer mais aos deuses domésticos e tirar a sorte para tomar decisões.


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