Como o retorno de Cristo pode ser um consolo em meio à dor, de acordo com 1 Tessalonicenses 4:13-18?

A perda de um ente querido pode ser uma das experiências mais dolorosas da vida. Quando estamos passando por esse tipo de sofrimento, muitas vezes buscamos conforto em nossos amigos e familiares, em nossas lembranças e em nossa fé. A Bíblia, em particular, pode ser uma fonte de conforto e consolo para aqueles que estão sofrendo.

Um trecho da Bíblia que muitos cristãos encontram conforto em meio à perda é 1 Tessalonicenses 4:13-18. Neste trecho, o apóstolo Paulo escreve para os tessalonicenses que estão sofrendo com a morte de seus irmãos na fé. Ele diz: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes quanto aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele” (1 Tessalonicenses 4:13-14).

Aqui, Paulo está lembrando os tessalonicenses que, embora seus entes queridos tenham morrido, eles têm a esperança de que um dia serão ressuscitados com Cristo. Ele continua: “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:15-16).

Aqui, Paulo está falando sobre a Segunda Vinda de Cristo. Ele está dizendo aos tessalonicenses que, quando Cristo voltar, Ele trará de volta com Ele aqueles que morreram em Cristo. Eles serão ressuscitados e terão vida eterna ao lado de Cristo. Paulo diz que, quando isso acontecer, “assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17).

Essas palavras de Paulo podem ser um grande consolo para aqueles que estão sofrendo com a perda de um ente querido. Saber que eles têm a esperança de um reencontro com seus entes queridos em Cristo e que eles terão vida eterna juntos pode trazer um grande conforto. Além disso, saber que Cristo virá novamente para nos levar para a vida eterna pode ser um grande conforto em meio ao sofrimento e à dor desta vida.

Em resumo, a passagem de 1 Tessalonicenses 4:13-18 nos lembra que, embora a perda de um ente querido seja dolorosa, temos a esperança de um reencontro com eles em Cristo e de que Cristo virá novamente para nos levar para a vida eterna. Essa esperança pode ser um grande consolo em meio à dor.



Aprofunde seus conhecimentos

532. Que pede Jesus com a pobreza de coração?

343. Como se celebra o sacramento do Matrimónio?

76. O que é o pecado original?

213. Como conciliar o inferno com a bondade infinita de Deus?

50. O que significa que Deus é omnipotente?

593. Qual é o específico sentido cristão deste pedido?

375. Quais as normas que a consciência deve sempre seguir?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é o exemplo de Sodoma e Gomorra e quais são as consequências da imoralidade e perversão, de acordo com a Bíblia?

A luta de Jacó com Deus: Qual é o significado dessa história para nós hoje?

O que podemos aprender sobre a justiça divina a partir da vingança do Senhor mencionada em Abdias 1:15?

Qual é a importância da fundação da igreja em Éfeso descrita em Atos 19:1-10?

Como a passagem de Jó 38:1-11 revela a soberania de Deus em meio ao sofrimento?

Como Salomão se tornou o rei mais sábio que já existiu? Uma análise de 1 Reis 3.

Compreendendo a ira de Deus – Habacuque 1:2-4


Livraria Católica