76. O que é o pecado original?

O pecado original, no qual todos os homens nascem, é o estado de privação da santidade e da justiça originais. É um pecado por nós «contraído» e não «cometido»; é uma condição de nascimento e não um acto pessoal. Por causa da unidade de origem de todos os homens, ele transmite-se aos descendentes de Adão com a natureza humana, «não por imitação mas por propagação». Esta transmissão permanece um mistério que não podemos compreender plenamente.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 404

404.Como é que o pecado de Adão se tornou o pecado de todos os seus descendentes? Todo o género humano é, em Adão,«sicut unum corpus unius hominis –como um só corpo dum único homem» (294). Em virtude desta «unidade do género humano», todos os homens estão implicados no pecado de Adão, do mesmo modo que todos estão implicados na justificação de Cristo. Todavia, a transmissão do pecado original é um mistério que nós não podemos compreender plenamente. Mas sabemos, pela Revelação, que Adão tinha recebido a santidade e a justiça originais, não só para si, mas para toda a natureza humana; consentindo na tentação, Adão e Eva cometeram umpecado pessoal,mas este pecado afecta anatureza humanaque eles vão transmitirnum estado decaído(295). É um pecado que vai ser transmitido a toda a humanidade por propagação, quer dizer, pela transmissão duma natureza humana privada da santidade e justiça originais. E é por isso que o pecado original se chama «pecado» por analogia: é um pecado «contraído» e não «cometido»; um estado, não um acto.

Parágrafo 419

419.«Afirmamos, pois, com o Concílio de Trento, que o pecado original é transmitido com a natureza humana, "não por imitação, mas por propagação", e que, assim, é "próprio de cada um"»(313).


Acesse nossos estudos biblicos:

A criação do universo e do homem: O que o livro de Gênesis nos ensina? (Gênesis 1:1-31)

Qual é a importância da coragem e ousadia, de acordo com Provérbios 28:1?

Qual é o papel da fé em meio ao sofrimento, de acordo com Jó 13:15-16?

Qual é o julgamento de Deus sobre a corrupção e a opressão de acordo com Miquéias 3:1-4?

Qual é a responsabilidade dos líderes cristãos de acordo com Tiago 3:1-12?

Como podemos cultivar a paz na igreja e na vida pessoal, conforme a orientação da passagem de 2 Tessalonicenses 3:16?

Qual é o papel da igreja em promover a reconciliação de acordo com Filêmon 1:6?


Livraria Católica