O que a Bíblia diz sobre o amor e o serviço aos irmãos?

A Bíblia nos ensina que amar e servir nossos irmãos é uma expressão de nosso amor a Deus. Em Romanos 12:9-13, o apóstolo Paulo nos exorta a amar sem hipocrisia, ser devotados uns aos outros em amor fraternal e praticar a hospitalidade.

Amar sem hipocrisia significa amar de maneira genuína, sem esperar nada em troca. Quando amamos nossos irmãos dessa maneira, estamos seguindo o exemplo de Jesus, que amou a humanidade a ponto de dar sua vida por ela (João 15:13). Devemos ter um amor sincero pelos nossos irmãos e estar dispostos a ajudá-los em suas necessidades, sem esperar algo em troca.

Ser devotos uns aos outros em amor fraternal significa ser dedicado e leal a nossos irmãos na fé. Devemos nos preocupar com o bem-estar deles e estar prontos para ajudá-los em todas as circunstâncias. Devemos ser pacientes e tolerantes com aqueles que têm fraquezas e faltas, ajudando-os a crescer em sua fé.

Praticar a hospitalidade significa receber os outros em nossa casa e em nossa vida, como Jesus fez com seus discípulos e com outras pessoas que ele encontrou em seu ministério. Devemos ser generosos em compartilhar nossas coisas com os outros e acolhê-los de braços abertos, como se fossem membros de nossa própria família.

Ao servirmos nossos irmãos com amor e devoção, estamos servindo a Deus. Como Jesus disse em Mateus 25:40: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. Amar e servir nossos irmãos é uma maneira prática de demonstrar nosso amor a Deus e de viver de acordo com a sua vontade.


Aprofunde seus conhecimentos

163. Como considerar os cristãos não católicos?

198. Que tipo de culto se presta à Virgem santíssima?

59. O que é que Deus criou?

112. Qual é a importância do Mistério pascal de Jesus?

376. A consciência moral pode emitir juízos erróneos?

99. Em que sentido Maria é «sempre Virgem»?

352. O que é o exorcismo?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância da gratidão e do reconhecimento segundo o livro de Provérbios?

Como a fé de uma mulher a curou de uma hemorragia, de acordo com Mateus 9:20-22?

Qual é a importância do propósito e da missão de Ester em Ester 4:14?

O que a Bíblia nos ensina sobre como Deus é nosso refúgio e fortaleza em tempos difíceis, como podemos confiar nele e encontrar paz em meio às adversidades?

O maná no deserto: Como Deus forneceu o maná para o seu povo no deserto e o que isso nos ensina sobre sua provisão? (Êxodo 16)

O que é o Rio da Vida e a Árvore da Vida mencionados em Apocalipse 22:1-5 e qual é a sua importância para a promessa da vida eterna?

Compreendendo a ira de Deus – Habacuque 1:2-4