410. Como é que o homem participa na promoção do bem comum?

Cada ser humano, segundo o lugar que ocupa e o papel que desempenha, participa na promoção do bem comum respeitando as leis justas e encarregando-se de sectores de que assume a responsabilidade pessoal, como o cuidado da própria família e o empenho no seu trabalho. Para além disso, os cidadãos, na medida do possível, devem tomar parte activa na vida pública.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1913

1913.Participação é o empenhamento voluntário e generoso da pessoa nas permutas sociais. É necessário que todos tomem parte, cada qual segundo o lugar que ocupa e o papel que desempenha, na promoção do bem comum. Este é um dever inerente à dignidade da pessoa humana.

Parágrafo 1914

1914.A participação realiza-se, primeiro, ao encarregar-se alguém dos sectores de que assumea responsabilidade pessoal:pelo cuidado que põe na educação da família, pela consciência com que realiza o seu trabalho, o homem participa no bem dos outros e da sociedade (32).

Parágrafo 1915

1915.Os cidadãos devem, tanto quanto possível, tomar parte activa navida pública.As modalidades desta participação podem variar de país para país ou de uma cultura para outra. «É de louvar o modo de agir das nações em que, em autêntica liberdade, o maior número possível de cidadãos participa nos assuntos públicos» (33).

Parágrafo 1916

1916.A participação de todos na promoção do bem comum implica, como qualquer dever ético, umaconversãoincessantemente renovada dos parceiros sociais. A fraude e outros subterfúgios, pelos quais alguns se esquivam às obrigações da lei e às prescrições do dever social, devem ser firmemente condenados como incompatíveis com as exigências da justiça. Importa promover o progresso das instituições que melhorem as condições da vida humana (34).

Parágrafo 1917

1917.Incumbe àqueles que exercem cargos de autoridade garantir os valores que atraem a confiança dos membros do grupo e os incitam a colocar-se ao serviço dos seus semelhantes. A participação começa pela educação e pela cultura. «Pode-se legitimamente pensar que o futuro da humanidade está nas mãos daqueles que souberem dar às gerações de amanhã razões de viver e de esperar» (35).

Parágrafo 1926

1926.A dignidade da pessoa humana implica a busca do bem comum. Cada qual deve preocupar-se em suscitar e sustentar instituições que melhorem as condições da vida humana.


Acesse nossos estudos biblicos:

Como os Salmos nos ensinam a ser mais sensíveis à presença de Deus (Salmos 139:1-4)?

O que significa se submeter à disciplina de Deus, de acordo com Hebreus 12:5-11?

O que é a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém descrita em Marcos 11:1-11?

O que Jesus ensinou sobre o amor ao próximo? (Mateus 22:39)

O que diz Naum 1:9 sobre a misericórdia de Deus para aqueles que se arrependem?

A adoração em espírito e em verdade: O que o culto descrito no Levítico nos ensina sobre a adoração verdadeira a Deus? (Levítico 1-7; 10)

Qual é o papel da lei no Antigo Testamento, de acordo com Gálatas 3:10-14?


Livraria Católica