Qual é o papel da lei no Antigo Testamento, de acordo com Gálatas 3:10-14?

Gálatas 3:10-14 explica o papel da lei no Antigo Testamento. A lei foi dada por Deus a Moisés no Monte Sinai para estabelecer uma aliança entre Deus e o povo de Israel. A lei contém mandamentos e estatutos que Deus deu ao povo de Israel para seguir e obedecer. No entanto, de acordo com Paulo em Gálatas 3:10, a lei não pode justificar uma pessoa diante de Deus, mas apenas traz maldição, pois ninguém pode cumprir completamente todas as leis.

Paulo usa a Escritura em Deuteronômio 27:26 para apoiar sua afirmação: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para fazê-las”. Ninguém pode cumprir todas as leis de Deus, e aqueles que tentam justificar a si mesmos pela obediência à lei estão condenados a uma vida de futilidade e fracasso. A lei mostra o pecado e aponta para a necessidade de um Salvador, mas não pode salvar uma pessoa.

No entanto, o papel da lei não é insignificante. Paulo afirma em Gálatas 3:24 que “a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé”. A lei aponta para Cristo e nos conduz a ele, que é a única maneira de sermos justificados diante de Deus. Através da fé em Jesus Cristo, somos justificados e recebemos a promessa do Espírito Santo. Como Paulo afirma em Gálatas 3:14, “para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse aos gentios, para que pudéssemos receber a promessa do Espírito pela fé”.

Em resumo, a lei no Antigo Testamento tem um papel importante em apontar para a necessidade de um Salvador e conduzir as pessoas a Cristo. Embora a lei não possa salvar uma pessoa, ela ainda é uma parte importante da história da salvação de Deus e deve ser entendida à luz da obra redentora de Jesus Cristo.



Aprofunde seus conhecimentos

136. Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no Espírito Santo»?

293. Quando é possível administrar a sagrada Comunhão aos outros cristãos?

344. O que é o consentimento matrimonial?

203. O que significa a «ressurreição da carne»?

22. Que importância tem o Novo Testamento para os cristãos?

410. Como é que o homem participa na promoção do bem comum?

30. Porque é que a fé é um acto pessoal e ao mesmo tempo eclesial?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância de ser fiel à sã doutrina?

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?

O que a Bíblia diz sobre a necessidade de perdoar, de acordo com Colossenses 3:13?

Qual é a importância da gratidão na vida cristã, de acordo com a primeira carta a Timóteo?

O que significa o trecho de Malaquias 2:1-2 sobre o perigo de se afastar de Deus?

O que a Bíblia diz sobre a justiça divina em Deuteronômio 32:4?

A lei de Deus e a justiça: Explorando a relação entre elas (Deuteronômio 16:18-20)


Livraria Católica