Sangue

A proibição da carne com sangue na lei judaica

A lei judaica proíbe a ingestão de carne com sangue, pois acredita-se que ali ficava a alma do animal. Além disso, também há um princípio de que quem derramasse sangue humano teria também seu sangue derramado. Uma vez por ano, o sangue da vítima era aspergido sobre o povo para a expiação de seus pecados.

– Os judeus não podiam comer carne com sangue porque, conforme a Lei, ali ficava a alma do animal:

Gn 9,4: Somente não comereis carne com a sua alma, com sangue.

Lv 7,26: Onde quer que habiteis, não comereis sangue, nem de ave, nem de animais.

Lv 17,11.13-14: Pois a alma da carne está no sangue, e dei-vos esse sangue para o altar.

Dt 12,16.23: Somente vos abstereis do sangue, que espalhareis sobre a terra como água.

Dt 15,22: Somente não sorverás o sangue, que derramarás por terra como água.

1Sm 14,32-33: Tomou as ovelhas, os bois e os bezerros, que degolou […], comendo a carne juntamente com o sangue.

At 15,20.29: Que se abstenham das carnes oferecidas aos ídolos, da impureza, das carnes sufocadas e do sangue.

– Por isso, quem derramasse sangue humano teria também seu sangue derramado:

Gn 4,10: O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra”.

Gn 9,5-6: Eu pedirei conta de vosso sangue […] e ao homem (que matar) o seu irmão, pedirei conta da alma do homem.

Ex 20,13: Não matarás.

Dt 5,17-18: Não matarás.

Jz 9,24: Seu sangue caísse sobre Abimelec, seu irmão, que os havia matado, e sobre os siquemitas.

2Sm 21,1: Há sangue sobre Saul e sobre sua família, porque matou os gabaonitas.

1Rs 2,32: O Senhor fará cair esse sangue sobre a sua própria cabeça, porque ele matou, feriu à espada.

Ez 35,6: Eu te entregarei ao sangue, e o sangue há de perseguir-te; porquanto não te horrorizes em derramar sangue.

Rm 14,9: Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

Tg 2,11: Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, disse também: Não matarás.

Ap 16,6: Porque eles derramaram o sangue dos santos e dos profetas, tu lhes deste também sangue para beber.

– Uma vez por ano, o sangue da vítima era aspergido sobre o povo para a expiação de seus pecados:

Ex 30,10: Uma vez por ano, Aarão fará a expiação sobre os chifres do altar. Com o sangue da vítima pelo pecado.

Lv 3,17: Essa é uma lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis: Não comereis gordura nem sangue.

Lv 16,2-29: Tomará o sangue do touro e o aspergirá com dedo sobre o propiciatório.

Hb 9,7.21: Levando consigo o sangue para oferecer pelos seus próprios pecados e pelos do povo.

– E usado também na consagração dos sacerdotes, no ritual dos sacrifícios e nas alianças:

Ex 24,8: Moisés tomou o sangue para aspergir com ele o povo: “Eis”, disse ele, “o sangue da aliança”.

Ex 29,20-21: Tu degolarás e tomarás do seu sangue para untá-lo na extremidade da orelha direita de Aarão.

Lv 1,5.11: Os sacerdotes, filhos de Aarão, oferecerão o sangue e o derramarão ao redor sobre o altar.

Lv 8,23-24.30: Moisés o imolou, tomou seu sangue e o pôs na ponta da orelha direita de Aarão.

Lv 9,12: Seus filhos apresentaram-lhe o sangue, que ele derramou sobre o altar, ao redor.

Sl 49,5: Reuni os meus fiéis, que selaram comigo aliança pelo sacrifício.

Ez 43,20: Tomarás de seu sangue para pô-lo sobre as quatro pontas do altar.

Zc 9,11: Quanto a ti, por causa de tua aliança de sangue, libertarei os teus cativos da fossa sem água.

Hb 9,18-22: Por essa razão, nem mesmo o primeiro testamento foi inaugurado sem uma efusão de sangue.

– No NT, o sangue de Cristo inocente ratifica a nova aliança:

Mt 27,4.24-25: Pequei, entregando o sangue de um justo.

Lc 22,30: Para que comais e bebais à minha mesa […] e vos senteis em tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

1Cor 11,25: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.

Hb 9,14: Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus.

1Pd 1,19: O Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo.

1Jo 3,5: Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.

– Perdoa os pecados dos homens, justifica-os e os redime:

Mt 26,28: Porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

Rm 5,9: Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue.

Ef 1,7: Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados.

At 20,28: O Espírito Santo vos constituiu bispos […], que ele adquiriu com o seu próprio sangue.

– É comendo o corpo de Cristo e bebendo o seu sangue que celebramos seu sacrifício, único e incruento, como expiação dos pecados:

Mt 26,28-29: Porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

1Cor 10,16-17: O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo?

1Cor 11,25.28: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.

Hb 9,1–10.18: Por essa razão, nem mesmo o primeiro testamento foi inaugurado sem uma efusão de sangue.

A proibição de comer carne com sangue na lei judaica é baseada em crenças relacionadas à alma do animal e a punição para o derramamento de sangue humano. Esta proibição também inclui uma prática anual de expiação de pecados através do uso de sangue de vítima.


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