Como ser generoso e compartilhar com os necessitados?

A Bíblia frequentemente nos ensina a sermos generosos e compartilhar com os necessitados, e uma passagem particularmente instrutiva é Filipenses 4:14-20. Nessa passagem, o apóstolo Paulo agradece à igreja de Filipos por apoiá-lo em sua missão, e usa esse exemplo para incentivar os cristãos a serem generosos e compartilhar com os necessitados.

Paulo começa a passagem expressando sua gratidão à igreja de Filipos por compartilhar suas dificuldades financeiras e apoiá-lo em sua missão (v. 14). Em seguida, ele enfatiza que não está procurando presentes luxuosos ou bens materiais, mas sim expressões de generosidade que glorifiquem a Deus (v. 17).

Então, Paulo faz uma declaração poderosa sobre os benefícios da generosidade: “E o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (v. 19). Essa promessa nos lembra que quando somos generosos e compartilhamos com os necessitados, Deus é fiel em suprir nossas necessidades.

Essa passagem nos ensina que a generosidade é uma resposta ao amor e à graça de Deus, e que devemos fazê-lo sem esperar nada em troca. Quando compartilhamos com os necessitados, estamos expressando nossa fé em Deus e demonstrando amor aos outros.

Portanto, se quisermos ser generosos e compartilhar com os necessitados, devemos seguir o exemplo da igreja de Filipos e do apóstolo Paulo. Devemos ser gratos pelas bênçãos que Deus nos dá, e procurar maneiras de compartilhar essas bênçãos com os outros. A generosidade é uma forma de glorificar a Deus e demonstrar amor aos outros, e quando somos generosos, podemos confiar em Deus para suprir todas as nossas necessidades.



Aprofunde seus conhecimentos

457. Que lugar ocupa a família na sociedade?

452. Porque motivo, para os cristãos, o Sábado é substituído pelo Domingo?

558. Quais as fontes da oração cristã?

230. Porque motivo os sacramentos são necessários para a salvação?

128. Porque é que a Ressurreição é ao mesmo tempo um acontecimento transcendente?

453. Como santificar o Domingo?

399. Temos responsabilidade nos pecados cometidos por outros?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância da gratidão e do contentamento de acordo com o livro de Eclesiastes?

A santidade de Deus e o chamado à santidade: O que o livro de Levítico nos ensina sobre a santidade de Deus e nossa responsabilidade de ser santos? (Levítico 11:44-45; 19:2)

O que é a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém descrita em Marcos 11:1-11?

O que podemos aprender sobre o crescimento da igreja primitiva em Jerusalém a partir de Atos 2:41-47?

O que a Bíblia nos ensina sobre a sabedoria como um dom de Deus?

Qual é a importância da fundação da igreja em Éfeso descrita em Atos 19:1-10?

Como a humildade e a graça de Deus se manifestam na vida do cristão, de acordo com Salmos 138:6-7?


Livraria Católica