A história de Ester é uma das mais fascinantes do Antigo Testamento. Em um tempo em que o povo judeu estava em exílio na Pérsia, Ester, uma jovem judia, foi escolhida para se tornar rainha da Pérsia. Em um momento crítico, quando o povo judeu estava ameaçado de extermínio, Ester foi desafiada a se colocar em defesa de seu povo. Ester teve que enfrentar grandes desafios para cumprir sua missão, mas em última análise, sua coragem e determinação foram fundamentais para a sobrevivência do povo judeu.
Em Ester 4:14, Mardoqueu, primo e tutor de Ester, diz a ela: “Pois, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” Essas palavras refletem a importância da missão de Ester e a necessidade de ela cumprir seu propósito.
Muitas vezes, na vida, somos confrontados com desafios e situações difíceis que exigem coragem e determinação para superar. Como cristãos, também temos uma missão e um propósito a cumprir. A Bíblia nos ensina que fomos criados por Deus com um propósito específico (Efésios 2:10). O propósito de Deus para nossas vidas é único e individualizado para cada um de nós.
Assim como Ester, somos chamados a cumprir nossa missão com coragem e determinação. Às vezes, pode ser difícil entender qual é a nossa missão e o propósito de Deus para nossas vidas, mas podemos buscar orientação e direção em Deus. Podemos orar e pedir a Deus que revele seu plano para nossas vidas e que nos ajude a cumprir nossa missão.
Ester é um exemplo poderoso de como a coragem e a determinação podem ser usadas para cumprir um propósito maior. Ela se colocou em risco para defender seu povo e, em última análise, salvou-os da destruição. Da mesma forma, como cristãos, podemos nos esforçar para cumprir nosso propósito e missão em Deus, sabendo que Ele está conosco em todos os momentos.
Aprofunde seus conhecimentos
172. Porque é que a Igreja deve anunciar o Evangelho a todo o mundo?
566. Quais os lugares favoráveis à oração?
348. Quando é que a Igreja admite a separação física dos esposos?
368. Quando é que o acto é moralmente bom?
412. Em que se funda a igualdade entre os homens?
Acesse nossos estudos biblicos:
Qual a importância da gratidão na história da cura dos dez leprosos, descrita em Lucas 17:11-19?
Perdão e Reconciliação: Lições da Reunião de Jacó e Esaú (Gênesis 33:1-20)
Qual é a responsabilidade dos líderes cristãos de acordo com Tiago 3:1-12?
A lei de Deus e a justiça: Explorando a relação entre elas (Deuteronômio 16:18-20)
Como a soberania de Deus é retratada em meio ao caos em Lamentações 2:8-9?
Qual é a importância da humildade e do arrependimento de acordo com o livro de Baruc?