Qual a importância do cuidado com os mortos na Bíblia e o que podemos aprender com a história de Tobias e o enterramento dos mortos?

A Bíblia é repleta de histórias que nos ensinam importantes lições de vida. Uma dessas histórias é a de Tobias, um homem justo e temente a Deus que se preocupava com a importância de dar um enterro adequado aos mortos. Mas quem foi Tobias e qual é a sua história?

Tobias era um homem judeu exilado em Nínive, que ficou conhecido por sua dedicação em enterrar os mortos de maneira adequada, mesmo correndo o risco de ser preso por isso. Em seu livro, encontramos a seguinte passagem: “Quando um dos judeus foi morto, ele o sepultava à noite, em segredo. Mas, quando o rei soube disso, condenou-o à morte, e ele fugiu, mas com os cadáveres dos outros judeus continuava a se ocupar com o mesmo zelo” (Tobias 1:19-20).

Essa história nos ensina a importância do cuidado com os mortos. Na época de Tobias, dar um enterro adequado era uma questão de honra e respeito, e isso ainda é verdade hoje em dia. Enterrar os mortos é uma maneira de honrar a vida da pessoa falecida e mostrar respeito pela sua passagem para o outro lado.

Além disso, a história de Tobias nos ensina que devemos ser corajosos em nossas convicções, mesmo que isso signifique ir contra as normas da sociedade ou correr riscos. Tobias sabia que enterrar os mortos era algo importante e não se importou com as consequências de suas ações. Ele preferiu fazer o que era certo em vez de seguir as convenções sociais.

Em resumo, a história de Tobias nos ensina que devemos cuidar dos nossos mortos com respeito e honra, além de sermos corajosos em nossas convicções, mesmo que isso signifique correr riscos. Que possamos seguir o exemplo de Tobias e sempre lembrar da importância de enterrar os mortos com dignidade e respeito.



Aprofunde seus conhecimentos

39. Só Deus «é»?

491. Como é que todos são chamados a viver a castidade?

422. O que é a justificação?

83. Em que sentido Jesus é o «Filho Unigénito de Deus»?

291. Que se requer para receber a sagrada Comunhão?

255. Desde quando e a quem é que a Igreja administra o Baptismo?

279. Quais os elementos essenciais e necessários para realizar a Eucaristia?


Acesse nossos estudos biblicos:

A história de José: Como Deus usou a história de José para cumprir seus propósitos?

Como a misericórdia de Deus é manifesta em Isaías? O que o livro de Isaías nos ensina sobre a graça e a misericórdia de Deus?

Qual é a história de Abimeleque e o perdão em Juízes 9:22-57?

O que simbolizam o cavaleiro, o anjo e o Senhor na visão de Zacarias descrita em Zacarias 1:8-17?

Qual é a importância da humildade e do arrependimento de acordo com o livro de Baruc?

Quais são os ensinamentos de Deuteronômio sobre a gratidão a Deus?

O que significa a soberania de Deus em Isaías, e como ela garante segurança e proteção para o seu povo?


Livraria Católica